Cabanal do Castelo

IPA.00021654
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Miranda do Douro
 
Arquitectura agrícola, vernacular. Cabanal de planta rectangular, simples, com fachada principal, virada a O., ritmada por catorze pilares quadrangulares monolíticos, assentes em pano pétreo, com capeamento em cantaria, tendo os inter-espaços actualmente envidraçadas. A cobertura assenta sobre travejamento de madeira, cujas linhas de asnas terminam em forma de cachorro racial.
Número IPA Antigo: PT010406080033
 
Registo visualizado 648 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Alpendre de feira    

Descrição

Planta rectangular, de corpo único, com massa simples e cobertura em telhado de uma água. Fachadas em alvenaria rebocada e caiada, apresentando balcões e pilares em cantaria. Fachada principal virada a O., com pano pétreo, na base, capeado a cantaria, sobre o qual assentam catorze pilares quadrangulares monolíticos, ritmando a fachada, e suportando o beiral da cobertura, com linhas de asnas terminadas em forma de cachorro racial, tendo os inter-espaços cerrados por janelas, rectangulares, envidraçadas, com caixilharia de ferro, dos quais nove incluem portas rectangulares. Um dos pilares possui cartela inscrita com a data 1876. Fachadas N. S. e E. cegas, esta última apresentando reboco irregular. INTERIOR organizado em salas de trabalho, sala de reuniões, casa de banho e arrecadação, com paramentos rebocados e caiados e em alvenaria irregular de granito, com as juntas tomadas, apresentando, embutido ao longo do paramento de fundo duas mísulas pétreas sobrepostas, para sustentação de prateleiras; pavimento em mosaico cerâmico e tecto de madeira. O espaço ainda conserva uma primitiva divisória interna em alvenaria rebocada e caiada, rasgada por porta de vão rectangular. A casa de banho e a arrecadação com paramentos rebocados e caiados, posuem portas, de correr, rectangulares, em madeira.

Acessos

Largo do Castelo. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,496231; long.: -6,274490

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Miranda do Douro (v. PT010406080004)

Enquadramento

Urbano, integração harmónica no interior da cidadela de Miranda do Douro, próximo da sua entrada principal e junto à alcáçova, em largo pavimentado com calçada à portuguesa, entre guias de xisto, e pontuado por árvores, defronte do Jardim de Infância, no local onde se realizava a feira de Miranda do Douro; tem adossado um depósito de água.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: alpendre de feira

Utilização Actual

Política e administrativa: departamento municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - época provável de construção do Cabanal; 1876 - data inscrita num dos pilares, indiciando uma remodelação da estrutura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em granito, com paramentos rebocados e caiados; balcões, pilares e mísulas em granito; paramentos interiores em alvenaria irregular de granito à vista, com as juntas tomadas, e rebocados e caiados; cobertura interior em madeira; portas e janelas em ferro e em madeira; vidro simples; pavimento em mosaico cerâmico; cobertura exterior em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Miranda do Douro: 1999 / 2000 - restauro do Cabanal; instalações especiais.

Observações

*1 - As feiras realizavam-se no primeiro dia de cada mês e em todas as terças-feiras.

Autor e Data

Miguel Rodrigues e Paulo Amaral 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login