Escola Primária de Ferreiros

IPA.00021565
Portugal, Braga, Amares, União das freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros
 
Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola dos planos da Repartição das Construções Escolares, seguindo o tipo II - Norte. Escola de planta rectangular, desenvolvendo-se num único piso, composto por duas salas de aula, os gabinetes dos professores, destacando-se em ressalto na fachada posterior, e vestíbulo antecedido por alpendre saliente, sustentado por pilares de cantaria. As salas de aula são iluminadas por amplas janelas, sublinhadas por friso sustentado por mísulas. As fachadas apresentam embasamento, friso, cornija e cunhais em cantaria.
Número IPA Antigo: PT010301090028
 
Registo visualizado 201 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Escola primária  Tipo projetos regionalizados

Descrição

Planta rectangular correspondente a um vestíbulo, duas salas de aula e duas de apoio, todas com acesso a partir do primeiro, com a fachada principal antecedida por alpendre saliente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de granito aparente, rasgado por frestas de arejamento, rematadas em cornija e beirada simples. Fachada principal com o alpendre fechado, tendo três arcadas de volta perfeita frontais, assentes em impostas salientes, com acesso por alguns degraus de cantaria. O alpendre tem pavimento em placas de cantaria e teto plano de madeira, para onde abrem duas janelas de peitoril rectilíneas e uma porta de verga recta e moldura simples, em cantaria de granito. A fachada principal, possui, nas alas laterais, três janelas de peitoril, assentes em cornija, ladeada por vaseiras, e com moldura comum na zona superior, em cantaria de granito. As fachadas laterais são semelhantes, em empenas retas e cegas. A fachada posterior rasgada por duas portas de verga recta, surgindo, no corpo saliente, duas janelas rectilíneas, com frisos na zona superior.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETURA: Repartição das Construções Escolares

Cronologia

Séc. 20 - construção da escola.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BEJA, Filomena, SERRA, Júlia, MACHÁS, Estella, SALDANHA, Isabel, Muitos Anos de Escolas, Edifícios para o ensino infantil e primário até 1941, vol. 1, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: REE-0020/33

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sónia Basto 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login