Igreja Paroquial de Quintela de Lampaças / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00021539
Portugal, Bragança, Bragança, Quintela de Lampaças
 
Arquitectura religiosa, quinhentista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor, sacristia no lado N. e capela e baptistério adossados ao lado S., com coberturas internas diferenciadas em falsas abóbadas de berço de madeiras, as da capela-mor e capela lateral com caixotões. Fachada principal com empena truncada por campanário de dupla ventana, rasgada por portal axial em arco de volta perfeita, com as molduras formadas pelas aduelas. Fachadas com remates em beiral e em cornija com cachorrada na capela-mor, a lateral direita com porta travessa em arco apontado. Interior com coro-alto, e retábulos de talha dourada do estilo barroco nacional, surgindo, atrás do mor, pinturas murais quinhentistas, que formavam a primitiva estrutura retabular fingida. Igreja de origem quinhentista, com sucessivas remodelações, como se depreende do facto de ter, interiormente, o portal descentrado, revelando que foram acrescentadas à fachada duas alas laterais com cunhais apilastrados, bem como de possuir o arco triunfal e capela-mor descentradas. A frontaria é simples, marcada pelo campanário de duas ventanas terminado em empena e pelo portal axial em arco de volta perfeita, sem impostas, e com capela-mor em silharia de granito com cachorros, decorados por esferas, servindo de suporte à cornija, a que foram adossados dois corpos laterais, duas capelas, com cunhais firmados por pináculos. No interior, destacam-se os caixotões pintados da capela-mor com temática hagiográfica e os da capela lateral dos Figueiredo, com a fiada central alusiva ao Menino e as laterais com elementos fitomórficos; esta capela possui pedra de armas no vão de acesso. Atrás do retábulo-mor, surgem vestígios da primitiva decoração da capela, com pinturas murais figurativos, envolvidas por friso em "grisaille". Alguns dos retábulos do estilo nacional foram reformados na época rococó, nomeadamente com a colocação de nicho de perfil contracurvado, de inspiração borromínica no dedicado ao Menino Jesus de Praga, o que se repete no colateral, este com duplo remate, onde surgem atlantes, tripla cornija e profusa decoração de acantos.
Número IPA Antigo: PT010402330083
 
Registo visualizado 145 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor descentrada, ambas rectangulares, com sacristia adossada a N. e duas capelas laterais, alpendre e baptistério, a S., de volumes articulados e cobertura homogénea de telhado a três águas. Fachadas da capela-mor de silharia de granito rematadas por cornija sustentada por cachorrada com decoração de esferas e as restantes de alvenaria de xisto e cal, rebocadas e pintadas de branco, lateralmente, e aparente, na frontaria e fachada posterior, também rematadas por cornijas. Fachada principal voltada a O., em dupla empena truncada por campanário de duas sineiras em arco de volta perfeita, terminado por empena com cornija rampante coroada por cruz apontada metálica; é rasgada por portal axial em arco de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas; a fachada apresenta, no lado N., cunhal apilastrado coroado por pináculo de barrete de clérigo e o do lado oposto, troço de pilastra com capitel duplo idêntico ao do cunhal, sustentando pináculo semelhante. Fachada lateral esquerda virada a N., marcada pelo corpo irregular da sacristia, cego e delimitado por cunhais perpianhos. Fachada lateral direita, virada a S., com amplo alpendre aberto na zona central entre os corpos do baptistério e da capela lateral, o primeiro rasgado por fresta; o alpendre, provido de banco corrido ao longo da parede O., protege a porta travessa em arco apontado; no lado E., surge os vestígios de uma porta de verga recta moldurada entaipada. Os corpos das capelas são rasgados por dois janelões em capialço, surgindo um terceiro na capela-mor, a qual também possui janela para iluminação da rectaguarda do retábulo-mor, igualmente em capialço. A fachada posterior é em empena recta e cega no corpo da capela-mor, surgindo, no da sacristia, em meia-empena, uma janela de verga recta moldurada e gradeada. INTERIOR da nave rebocado e pintado de branco, com pavimento em soalho de pinho na nave e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira de castanho pintado em tom acastanhado, e ritmado por quatro tirantes de ferro. Coro-alto de madeira, com guarda balaustrada e apoiado sobre coluna de granito de fuste circular liso e capitel com decoração esculpida, ao qual se acede por escada de lanços perpendiculares, com patamar ao meio, no lado do Evangelho; o primeiro lanço das escadas, construído em alvenaria e com degraus de granito, apresenta recorte contra à parede da frontaria para permitir o movimento dos pesos graníticos do relógio; a partir do coro-alto, por escada, faz-se o acesso ao campanário. Acede-se ao baptistério por porta de verga recta dintelada, o dintel resultando de um aproveitamento, como se verifica na moldura em ressalto da zona superior, protegido por grade de madeira de pinho; as paredes são rebocadas e pintadas de branco e o pavimento é em lajeado de granito; possui a pia baptismal de forte pé cilíndrico, com a bacia decorada por losangos relevados. Do lado oposto à porta travessa, ladeada por pia de água-benta gomada, surge o púlpito quadrangular, com bacia e guarda plena de cantaria de granito moldurada e com trigrama gravado na parte frontal, sobre coluna de fuste cilíndrico liso. Ainda do lado do Evangelho, dois arcos de volta perfeita assentes em pilastras almofadadas, contendo retábulos de talha dourada, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e ao Menino Jesus de Praga. Do lado da Epístola, duas capelas adossadas, a primeira dedicada a Nossa Senhora de Fátima, com acesso por vão em arco de volta perfeita assente em pilastras, tendo, ao centro, a pedra de armas dos Figueiredo; interior com cobertura de madeira de castanho e pavimento em cimento queimado, tendo retábulo de talha em branco, e, em frente, pia de água benta. A segunda capela, dedicada ao Cristo Crucificado, tem acesso por arco semelhante ao anterior, encimado por silhar com um trigrama e a inscrição: "ERA D(e) 1660"; tem pavimento em lajeado de granito e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira com caixotões pintados; tem retábulo de talha dourada e, entre este e o janelão, nicho para alfaias concheado. Arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas decoradas por cabeças e estrelas em relevo e com pés-direitos e intradorso chanfrados, ladeado, no lado do Evangelho, por retábulo de talha dourado dedicado a Nossa Senhora do Rosário. Capela-mor em cantaria aparente, pavimento em lajeado de granito e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, assente em cornija entalhada e pintada de marmoreados, com mísulas equidistantes, dividida em 15 caixotões pintados com cenas da vida de Cristo e Maria. Sobre supedâneo de três degraus, retábulo-mor de talha dourada e com painéis marmoreados, de planta recta e três eixos definidos por seis colunas torsas decoradas com pâmpanos, assentes em plintos paralelepipédicos com as faces decoradas por elementos fitomórficos, e quatro pilastras com os fustes decorados com acantos, assentes em consolas, que se prolongam em três arquivoltas unidas no sentido do raio por atlantes, criando painéis com acantos e "putti" encarnados, formando o ático; no centro, grande tribuna em arco de volta perfeita com cobertura em semi-cúpula e trono expositivo de dois degraus; os eixos laterais formam apainelados marmoreados com mísulas; na base da tribuna, surge o sacrário de talha dourada, ladeado por acantos e anjos; altar em forma de urna com frontal pintado de rosa e verde, apresentando concheados e cartelas douradas. Na zona posterior do retábulo, conservam-se vestígios de pinturas murais figurativas e friso em "grisaille", compondo acantos, motivos fitomórficos e laçarias, sobre as quais surgem várias figuras, compondo duas cenas de difícil interpretação. No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia, e sepultura paralela à sua soleira e ao degrau que a antecede. No interior da sacristia, com tecto de madeira, é visível a parede da capela-mor com cantaria à vista e remate com cornija suportada por cachorrada, tal como nas fachadas exteriores, tendo arcaz com dez gavetões decorados com acantos e lavabo de cantaria com reservatório concheado e espaldar com cruz latina e pináculos em relevo.

Acessos

EN 15, ao Km. 214

Protecção

Em estudo (pinturas murais)

Enquadramento

Rural, isolado, a meia-encosta, implantado paralelamente à EN, em posição oblíqua relativamente ao adro que parcialmente delimita, mas que, a O., também confronta com a casa paroquial e no restante perímetro é definido por muro de alvenaria rebocado e capeado com lajes de xisto. O acesso ao recinto, que apenas é pavimentado, com cubo de granito, nas entradas e numa estreita faixa que rodeia a igreja, estabelece-se por dois vãos providos de portões de ferro, estando um posicionado a O., entre a casa paroquial e a estrada, marcado por pilar com pináculo num dos lados e no oposto pelo cunhal do edifício, e o outro a N., nas traseiras do templo, balizado por pilares com pináculos de barrete de clérigo. No adro, lateralmente à igreja, cruzeiro sobre estereóbato de planta quadrangular com quatro degraus e encaixado em pedestal rematado com moldura simples não saliente, de fuste circular liso com capitel moldurado sobrepujado por cruz latina de secção rectangular. Junto à fachada posterior, no centro da via pública, umas Alminhas.

Descrição Complementar

Pia de água benta de granito, com motivo geométrico poligonal insculpido em cada face, sobre pé quadrangular concavado, actualmente caiada exteriormente. No baptistério, estrutura em talha, formando nicho de volta perfeita assente em pilastras, a enquadrar a pintura do "Baptismo de Cristo". Retábulo do Sagrado Coração de Jesus de talha dourada, de planta recta e um eixo composto por duas colunas torsas decoradas com pâmpanos e anjos, e por quatro pilastras com os fustes decorados por acantos, as exteriores com anjos encarnados, assentes em consolas, que se prolongam em três arquivoltas a central torsa, unidas no sentido do raio por atlantes, ao centro com coração inflamado sustentado por dois anjos, o que forma o ático; tem painel central, com o fundo pintado a imitar brocados, onde se integra a imagem do orago; altar em forma de urna, pintado com marmoreados fingidos e decorado com vasos floridos. O retábulo do Menino Jesus de Praga é de talha dourada, planta recta e um eixo criado pelo nicho central envidraçado de perfil contracurvado, de inspiração borromínica, ladeado por acantos e remate em cornija, tendo o interior pintado com motivos fitomórficos; a estrutura é envolvida por aletas e acantos e por dois anjos encarnados; altar paralelepipédico de alvenaria, sobre o qual surge banqueta de talha dourada. Retábulo da Capela de Nossa Senhora de Fátima, de talha em branco, de planta recta e três eixos definidos por finos colunelos com capitéis de inspiração coríntia, o central formando nicho trilobado, encimado por cornija, frontão de acantos e pináculos; os eixos laterais formam dois nichos com decoração lobulada, e rematam em cornija, decoração de enrolamentos e pináculos; altar paralelepipédico, quadripartido em cruz, criando cartela central com as iniciais "AM". Retábulo dedicado ao Crucificado, de talha dourada, planta recta e um eixo com o corpo côncavo, formado por quatro colunas torsas decoradas com pâmpanos, assentes em plintos cúbicos com querubins, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, constituindo o ático; no centro, amplo nicho de volta perfeita, tendo no painel fundeiro enorme resplendor; altar em forma de urna, pintado com marmoreados fingidos azuis e rosa, com cartela, concheados e acantos dourados. A estrutura é ladeada por dois painéis pintados, assentes e encimados por elementos de talha com acantos. As pinturas dos caixotões são alusivas à infância de Cristo nos caixotões centrais, com a "Apresentação de Jesus no templo", o Menino a sustentar as tábuas da Lei", "Santo António com o Menino", e com motivos florais nos outros. Retábulo colateral de talha dourada e policromada, de planta recta e um eixo formado por quatro colunas torsas decoradas com pâmpanos, assentes em plintos cúbicos com querubins; ao centro, nicho de perfil contracurvado, assente em plinto galbado, profusamente decorado com concheados, ladeado por acantos e rematado por cornija contracurvada, de inspiração borromínica e elemento de acantos; sobre as colunas, friso, cornija e dois atlantes, que sustentam uma segunda cornija, de onde arranca o ático, formado por dois arcos de volta perfeita, cartela central e cornija com querubim ao centro; altar em forma de urna com decoração de marmoreados, laçarias, acantos e pequenas estrelas. Os caixotões da cobertura da capela-mor são pintados com cenas da vida de Cristo e de Maria: na fiada central, uma "Adoração", "Crucificação" e "Assunção da Virgem"; no lado do Evangelho, sucedem-se "Encontro na Porta Dourada", "Flagelação de Cristo", "Ressurreição de Cristo", "Anunciação", "Cristo no horto" e "Pentecostes"; no lado da Epístola, sucedem-se "Adoração dos Magos", "Caminho do Calvário", "Cristo Redentor", "Menino entre os Doutores", "Cristo perante Pilatos" e "Coroação da Virgem". Na sepultura junto à sacristia, sob brasão esculpido, epitáfio epigrafado, com data de 1686.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Damião Rodrigues Bustamante (séc. 18). RELOJOEIRO: M. H., de Albergaria-a-Velha (1950).

Cronologia

1258 - nas Inquirições, o prelado da Igreja de Santa Maria de Quintela declara que esta está em herdade foreira do Rei e que eram os paroquianos que apresentavam o abade; séc. 16 - construção da igreja; 1660 - data gravada por cima do arco da capela lateral que fica junto do arco triunfal, correspondendo provavelmente à construção das duas capelas laterais ordenada pela família dos Figueiredo; 1686 - data da sepultura de Diogo de Figueiredo Sarmento existente na capela-mor; séc. 18, 1.º quartel - provável construção do retábulo da invocação de Nossa Senhora do Rosário; 1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa a paróquia de Santa Maria é abadia do padroado da Casa de Bragança e rende com as anexas 250$000 para o abade; a povoação tem 112 vizinhos e o lugar de Veigas 25; 1715 - 1716 - construção do retábulo da capela-mor (MOURINHO JÚNIOR 1995, p. 483); 1716 - data em relevo por cima do dintel da porta da sacristia, correspondendo ao ano da construção ou reconstrução desta; séc. 18, 2.ª metade - execução das pinturas dos caixotões da cobertura interna da capela lateral que fica junto ao arco triunfal, por Damião Rodrigues Bustamante (MOURINHO JÚNIOR 1995, p. 482); remodelação de algumas estruturas retabulares; séc. 19 - construção do retábulo de Nossa Senhora de Fátima; 1950 - data do fabrico do relógio, pela oficina M. H., de Albergaria-a-Velha; 1958 - data gravada no cimento da soleira da entrada N. do adro, assinalando intervenção no recinto; 1984 - obras de conservação geral, assinaladas por inscrição gravada no arco triunfal, nas quais se procedeu, por exemplo, à pintura das paredes e à picagem de alguns rebocos, nomeadamente em volta do arco triunfal; 1990, 2.ª metade da década - obras de conservação e remodelação da sacristia, nomeadamente com instalação de casa de banho

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes de alvenaria rebocada ou aparente e de silharia na capela-mor; cunhais, algumas cornijas e guarnição dos vãos de cantaria de granito; coberturas exteriores em telha de betão; plataforma da rectaguarda do campanário de betão armado; coberturas interiores de madeira; pavimento de madeira de pinho na nave, em lajedo de granito no baptistério, na capela-mor e na capela lateral que lhe está mais próxima, e de cimento queimado na outra capela lateral e na sacristia; púlpito, arco triunfal e guarnição dos vãos de granito; forro da cobertura interior da nave, sacristia e capela lateral que está mais junto da entrada lateral, caixotões da capela-mor e da capela lateral que lhe está mais próxima, coro-alto, retábulos e portas de madeira; tirantes de ferro.

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel, Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança, vol. 3, Porto, 1910; ALVES, Francisco Manuel, Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança, vol. 6, Porto, 1928; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, tomo I; MOURINHO JÚNIOR, António Rodrigues, Arquitectura religiosa da Diocese de Miranda do Douro-Bragança, Sendim, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1958 - intervenção no adro; 1984 - obras de conservação geral; 1990, 2.ª metade da década - obras de conservação e remodelação da sacristia.

Observações

Autor e Data

Armando Redentor e Miguel Rodrigues 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login