Igreja Paroquial de Alcácer do Sal / Igreja de Santa Maria do Castelo

IPA.00002153
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitectura religiosa, românica, gótica, manuelina, barroca. Igreja paroquial de 3 naves, com cobertura em madeira e capela-mor abobadada. Portal lateral, arcadas divisórias da nave, colunas e capitéis característicos do românico tardio, na transição para o gótico (decoração do cochim dos capitéis cúbicos, com colchetes de folhagem, verticalidade das arcadas). Modinatura manuelina de algumas das bases das colunas. Portal da capela do Santíssimo e arcos de comunicação da capela oposta e da capela-mor de traça maneirista. Enquadramento barroco do primitivo portal axial. A decoração da arquivolta exterior do portal lateral (fiada de quadrifólios estilizados) é idêntica à do arco exterior do portal principal da Sé de Faro (PT04080505004) (CORREIA, 1924). Nos cantos das paredes exteriores das 2 primeiras capelas laterais N. estão encastoadas 2 colunas cilíndricas iguais às dos portais, que talvez tenham feito parte do portal S. entretanto desaparecido. Do recheio destaca-se um púlpito adossado a uma das colunas da nave principal, em talha polícroma setecentista, com caixa quadrangular sustentada por um anjo, com guarda-voz assente no ábaco do capitel.
Número IPA Antigo: PT041501010004
 
Registo visualizado 984 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pelos rectângulos da nave e da capela-mor de menores dimensões, a que se adossam 3 capelas do lado N., a sacristia, casa paroquial, capela e torre sineira do lado S. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 1, 2, 3 e 4 águas sobre capela-mor, naves e corpos adossados, em coruchéu piramidal sobre a torre sineira. Fachada principal rematada por frontão triangular, rasgada por portal com uma arquivolta em arco redondo sobre colunas cilíndricas, com frontão interrompido por janelão com frontão contracurvado; torre sineira de 2 andares, vazada por ventanas em arco redondo; fachada lateral N. rasgada por portal rasgado em corpo pétreo saliente, de 4 arquivoltas em arco a pleno centro sobre 2 pares de colunas cilíndricas de capitéis fitomórficos. No INTERIOR 3 naves de 5 tramos separadas por arcos redondos assentes em colunas cilíndricas, com capitéis cúbicos com motivos vegetalistas; cobertura em tecto de madeira de 3 planos na nave central, 1 plano nas laterais. Capela-mor coberta por abóbada rebaixada, abrindo-se para a nave principal por arco triunfal redondo sobre pilastras toscanas. Púlpito adossado a uma das colunas da nave principal, em talha polícroma setecentista, com caixa quadrangular sustentada por um anjo, com guarda-voz assente no ábaco do capitel. Coro-alto ocupando o primeiro tramo da nave, sobre o portal principal. Capela lateral N. (Santíssimo): com abóbada estrelada, abre para a nave por portal de arco redondo sobre pilastras toscanas, com frontão de volutas; lambril em azulejos polícromos seiscentistas representando brutescos; capela do lado oposto com abóbada a berço redondo, aberta para a nave por arco redondo sobre pilastras toscanas; lambril em azulejos polícromos de padrão de maçaroca, seiscentistas. Fenestração: janelão sobre o portal principal.

Acessos

Rua das Torres; Rua do Castelo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto 38 147, DG, 1.ª série, n.º 04 de 05 janeiro 1951; ZEP, Portaria n.º 492/2023, DR, 2.ª série, n.º 179 de 14 setembro 2023

Enquadramento

Urbano, meia encosta, abrindo para o recinto do castelo (v. PT041501010001), em plano inferior aos restos do convento de Aracoeli, com a fachada principal dando para um adro desafogado e a lateral para uma via de circulação.

Descrição Complementar

A segunda capela lateral do Evangelho integra no pavimento lápide sepulcral de Rui de Melo de Noronha, fidalgo da Casa Real de D. João I, e de D. Violante Rolmes e seus descendentes.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 16 /17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIROS: Bartolomeu de Oliveira (1700); José Gomes da Silva (1700).

Cronologia

Séc. 13, 1º terço - construção provável da igreja, a seguir à reconquista cristã de 1217; 1320 - a igreja de Santa Maria de Alcácer rende 170 libras; 1500 - data dos livros de registo paroquial mais antigos; séc. 16, inícios - substituição das bases das colunas da nave; Séc. 17 - construção da capela do Santíssimo, da capela fronteira e da capela-mor; 1700, 13 dezembro - contrato com Bartolomeu de Oliveira e José Gomes da Silva para a reedificação da igreja conforme risco de João Antunes (COUTINHO: 442); 1969 - estragos provocados pelo sismo; 2020, 12 outubro - publicação do projeto de decisão relativo à fixação da Zona Especial de Proteção do Castelo de Alcácer do Sal e da Igreja Matriz de Alcácer do Sal ou de Santa Maria do Castelo, em Anúncio n.º 244/2020, DR, 2.ª série, n.º 198.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada e caiada, cantaria em molduras, cunhais, pilares e lajes sepulcrais que servem de passadeira central da nave principal; mármore no portal da capela do Santíssimo; tijoleira em pavimentos; betão armado; azulejo, telha cerâmica, vidro, madeira.

Bibliografia

Alcácer do Sal - esboço de uma monografia, in Obras, IV, Lisboa, 1972; CARDOSO, Pe. Luís, Diccionário Geográfico, I, Lisboa, 1767; CORREIA, Virgílio, A igreja de Santa Maria do Castelo, de Alcácer do Sal, in Monumentos e Esculturas - sécs. III - XVI, Lisboa, 1924; COUTINHO, Maria João Fontes Pereira, A produção portuguesa de obras de embutidos de pedraria policroma (1670-1720). Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 2010, 3 vols.; FARIA, João, A Igreja de Santa Maria do Castelo, in Voz do Sado, Fev. 1988; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, I, Lisboa, 1873; PROENÇA, Raúl, Alcácer, in Guia de Portugal, II, Lisboa, PEREIRA, Esteves, RODRIGUES, Guilherme, Diccionário, I, Lisboa, 1904; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74821 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1957 - restauro de cantarias, reintegração de altares; 1959 - restauro do púlpito; 1969 / 1972 - reparação da cobertura, com execução de cintas em betão armado e estrutura pré-esforçada; recontrução de rebocos, consolidação da estrutura do altar-mor, consolidação da tribuna; pinturas e caiação; reparação da instalação eléctrica; 1991 - remodelação da instalação eléctrica; 1992 - reparação do tecto e de vãos; construção de instalação sanitária; colocação de algeroz no telhado; 1993 - reparação de vãos e do pavimento da sala; colocação de testemunhos na abóbada da capela-mor; 1995 - remoção do estrado, reforço do retábulo e caiação da capela do Santíssimo Sacramento; 1997 - consolidação do altar, reparação de paredes e do pavimento, caiação e limpeza do telhado na Capela do Santíssimo Sacramento; DGEMN: 2000 - reboco, caiação, instalação eléctrica do interior da torre, impermeabilização da abóbada da torre pelo exterior, restauro da azulejaria e da talha da capela do Santíssimo Sacramento; CMAS: 2000 / 2001 - pintura do exterior da igreja; DGEMN: 2001 - remoção do frontal e estrado para o altar da capela do Santissímo Sacramento.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

Ângelo Silveira 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login