Igreja Paroquial de Santa Susana / Igreja de Santa Susana

IPA.00002146
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial interiormente coberta por abóbada, precedida por galilé vazada por arcos. Destacam-se as pinturas murais da capela-mor, quinhentistas, e as pinturas sobre tábua do retábulo-mor atribuídas por Vítor Serrão ao Mestre da Lourinhã.
Número IPA Antigo: PT041501020011
 
Registo visualizado 908 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pelos rectângulos desiguais da nave e capela-mor, a que se adossa do lado E a sacristia, contígua à capela-mor, e no seu enfiamento um corredor de acesso ao interior, a capela baptismal e a torre sineira, do lado N. a galilé. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhado de 1 e 2 águas sobre igreja e anexos, em cúpula sobre a torre sineira; sobre a empena da nave uma pequena sineira com frontão contracurvado. No alçado principal virado a N ressalta o corpo da galilé, de empena triangular, rasgado por tripla arcada rebaixada, coberta por abóbada de arestas; ao fundo abre-se o portal de vão rectangular, com frontão rectilíneo; adossado a E. o volume prismático da torre sineira, esguia e vazada por uma porta de vão rectangular e por frestas de empena triangular, com ventanas em arco redondo para os sinos. INTERIOR: nave única com abóbada de berço redondo; o alçado E. da nave abre a capela baptismal cupulada. Fenestração - óculo sobre a porta principal, janela rectangular no alçado O.. Coro-alto sobre guarda-vento e púlpito no alçado E., em madeira. Arco triunfal rebaixado sobre pilastras; sobre ele as armas de Santiago em estuque pintado. Capela-mor coberta por abóbada de cruzaria de ogivas; no altar-mor retábulo onde se integram 2 tábuas de pintura flanqueando um nicho, representando o "Nascimento de Cristo" e a "Anunciação"; no frontal composição em azulejos seiscentista, imitando brocado, com cartela maneirista centrada por pedra de armas, com sinais de reaproveitamento; nos altares laterais retábulos em talha polícroma e restos de azulejo de maçaroca. Nas paredes laterais da capela-mor, vestígios de pinturas murais , figurando uma "Adoração", anjos esvoaçantes na parte superior e imitação de azulejos enxaquetados em lambril enquadrando cenas da vida de Santa Susana.

Acessos

Largo da Igreja; Travessa da Igreja

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 106/2014, DR, 2.ª série, n.º 30 de 14 fevereiro 2014

Enquadramento

Urbano, alto do outeiro, implantação harmónica, flanqueada. Domina o topo superior do largo principal da povoação, adossada a uma das habitações características que rodeiam o mesmo largo, de um piso, caiadas e com uma faixa azul forte rodeando o rodapé e os vãos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Mestre da Lourinhã (séc. 16).

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção da igreja que pertenceu à Ordem de Santiago; execução das pinturas murais e dos painéis sobre em tábua da capela-mor, atribuidos ao Mestre da Lourinhã; 1758 - a igreja tinha três altares, ainda existentes: o do orago, no altar-mor, o de Nossa Senhora do Rosário e o das Almas, na nave, com irmandades (Cardoso); 1929 - data inscrita na torre sineira assinalando a sua construção; 1988, 29 Setembro - despacho de classificação da igreja como Valor Concelhio; 2009, 07 julho - proposta da DRCAlentejo para abertura do procedimento de classificação da Igreja de Santa Susana; 2011, 10 outubro - parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a abertura do procedimento de classificação da Igreja de Santa Susana, incluindo as tábuas pintadas do século 16 e o frontal de azulejos do século 17 existentes no altar-mor; 2011, 10 outubro - despacho de abertura do processo de classificação do Diretor do IGESPAR; 2012, 17 janeiro - Anúncio n.º 1016/2012, DR, 1.ª série, n.º 12, determinando a abertura do procedimento administrativo relativo à classificação da Igreja de Santa Susana; 02 março - proposta da DRCAlentejo para a classificação como Monumento de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção; 26 março - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura relativo à classificação da igreja e definição de Zona Especial de Proteção; 04 setembro - projeto de decisão relativo à classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio n.º 13381/2012, DR, 2.ª série, n.º 171.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada, caiada e com faixa a azul; molduras dos vãos, cornija e nervuras da abóbada em cantaria; pavimento de tijoleira; pinturas muriais; coro-alto, púlpito e portas em madeira; retábulos de talha; cobertura de telha.

Bibliografia

Diccionário Geográfico, ANTT, 35, 243, 1731; RAMOS, David Lopes, Magníficas pinturas do séc. XVI encontradas na igreja de Santa Susana (Alcácer do Sal), in O Diário, 31 Outubro 1983; SERRÃO, Vítor, Dois novos primitivos atribuídos ao mestre da Lourinhã encontrados no concelho de alcácer do Sal, in Diário, 27 Novembro 1983; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155593 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: ...bem como duas tábuas de Santa Susana e pinturas murais.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login