Casa na Rua José Estêvão, n.º 3

IPA.00002088
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Casa unifamiliar oitocentista, com três registos, o térreo inicialmente destinado a arrumos e serviços, os superiores a habitação. Elementos de carácter erudito na decoração e modinatura das pilastras e no remate em empena angular da fachada principal.
Número IPA Antigo: PT031401130044
 
Registo visualizado 196 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, de massa simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas com beirada simples. Fachadas de pano único delimitadas por pilastras e cunhal apilastrado, com impostas e capitéis jónicos, rodapé e cimalha moldurada, rectilínea na fachada S. (Rua D. Miguel de Almeida), em empena angular na fachada E. (Rua José Estêvão). Três pisos, o térreo rasgado por vãos rectangulares - janela-montra e portas - o piso intermédio por portas-jnaelas com balcão e sacada em ferro, o superior por janelas de verga recta. Não foi possível o acesso ao interior do edifício.

Acessos

Rua José Estevão (antiga Rua do Outeiro *1) n.º 3 a 3 - A; Rua Miguel de Almeida

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, meia encosta. Implantada na malha urbana, flanqueada por edifícios de três pisos, ocupa um gaveto na esquina das ruas José Estêvão e D. Miguel de Almeida, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Abrantes (v. PT031401130007) e nas imediações da Casa na Rua de D. Miguel de Almeida, n.º 23 (v. PT031401130028).

Descrição Complementar

Rasgamento assimétrico dos vãos da fachada principal. A adaptação do piso térreo a casa comercial deturpou a espacialidade inicial.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - data provável da construção do edifício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada, contrastando com o ocre do rodapé, pilastras, cimalha e molduras dos vãos; cobertura em telha cerâmica; caixilhos de portas e janelas em madeira e alumínio; ferro em sacadas.

Bibliografia

CAMPOS, Eduardo, Toponímia Abrantina, 2ª ed., Abrantes, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71581 (consultado em 08-07-2016).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a Rua José Estevão compreende a antiga Rua do Concelho ou do Outeiro, sendo referida com esta última designação desde 1374; em 1889 tomou o nome actual.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login