Escola Conde de Ferreira / Junta de Freguesia de Góis

IPA.00020874
Portugal, Coimbra, Góis, Góis
 
Escola primária, projetada e construída nas últimas décadas de Oitocentos, incluí-se nas construções escolares patrocinadas pelo legado conde Ferreira. Apresenta características que se podem filiar nas "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", publicadas pelo Governo em 1866 (DL 23 jul. 1866, n.º 163), como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira, falecido em março desse mesmo ano, e que previa a construção de 120 casas para escolas em todo o país. No capítulo 4 da referida legislação são estabelecidas as características que estes edifícios devem observar e das quais se destacam: a sua localização em local aprazível e de fácil acesso, reservando alguma distância dos demais edifícios, numa área de terreno nunca inferior a 600-900 m2, murada ou separada do exterior por vala; a área intra-muros contempla duas construções, a da escola e a da casa para o mestre-escola; a escola deve conter uma ou mais salas de aula (consoante o número de alunos), com uma superfície de 50 a 115 m2 e um pé-direito do 4 metros, a sua iluminação natural será efetuada pela existência de janelas, situadas sempre do lado esquerdo dos alunos; contígua à sala de aula ficará uma outra, mais pequena, destinada a apresentações públicas, recepção e biblioteca escolar; é ainda comtemplada a existência de um ou dois vestíbulos, consoante a escola seja para um ou para os dois sexos. A orientação das escolas segundo este primeiro regulamento de construções escolares, deveria ser a SO. (considerada a ideal para Portugal), o que poderia ser alterado de acordo com as condicionantes de cada caso. A ventilação e o aquecimento são igualmente regulamentados, assim como é exigida a existência de espaço para a realização de jogos ao ar livre. Exteriormente apresentam uma feição revivalista, com fachadas percorridas por embasamento, cunhais apilastrados e remates em cornija e beiral, rasgados regularmente por vãos, as janelas molduradas a cantaria formando brincos retangulares e com caixilharia de guilhotina, e as portas com bandeira. Fachada principal de pano único, terminada em platibanda plena de cantaria possuindo ao centro sineira rectangular coroado por frontão triangular, e sendo rasgada por portal de verga reta, moldurado, encimado por largo friso, ornado por almofada retangular, e duplo friso vertical lateral encimado por cornija, entre duas janelas altas e estreitas, com verga superior ornada de duplo friso vertical e cornija. Fachadas laterais semelhantes, de dois panos, um mais estreito, marcados por pilastras, rasgados por cinco vãos, sendo um da lateral esquerda porta travessa de verga reta simples. Fachada posterior terminada em empena reta, rasgada por porta central de verga reta e duas janelas laterais.
Número IPA Antigo: PT020606040039
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Escola primária  Tipo Conde Ferreira

Descrição

Acessos

Rua 5 de Outubro (Antiga Quelha da Bota), Travessa da Escola

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Política e administrativa: junta de freguesia

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19.

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1866, 24 de março - morre, no Porto, Joaquim Ferreira dos Santos (1782-1866), o primeiro conde de Ferreira, comerciante e filantropo que havia feito fortuna no Brasil e em África; reconhecendo a necessidade da instrução primária e a precariedade das instalações em que esta funcionava, o conde de Ferreira deixa no seu testamento um legado destinado à edificação de 120 escolas em todo o país, as quais deveriam obedecer a um programa construtivo próprio; 1866, 23 julho - é publicado no Diário de Lisboa o primeiro programa para a construção de escolas primárias públicas em Portugal, as "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira; 2003, 26 de março - Proposto como Imóvel de Interesse Municipal pelo PDM de Góis, DR 72.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de cantaria e alvenaria rebocada e pintada; embasamento, pilastras e molduras dos vãos em cantaria; portas e caixilharia de madeira; pavimentos em mosaico; vidros simples; telhado coberto por telha cerâmica.

Bibliografia

BEJA, Filomena; SERRA, Júlia; MACHÁS, Estella; SALDANHA, Isabel - Muitos Anos de Escolas. Edifícios para o Ensino Infantil e Primário até 1941. Lisboa: DGEE, 1985, 1.ª parte, vol. 1

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula tereno 2015

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login