Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Góis

IPA.00020860
Portugal, Coimbra, Góis, Góis
 
Arquitectura civil hospitar e residencial e religiosa, manuelina e neoclássica. Planta longitudinal em U formada pelo corpo do hospital e capela. A fachada principal do antigo hospital apresenta uma porta com moldura em arco conopial.
Número IPA Antigo: PT020606040025
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Planta em U formada pelo corpo do antigo hospital e capela. Beirado à portuguesa; janelas de guilhotina. Portal manuelino. Inscrição na fachada principal.

Acessos

Praça da República, n.º 1 a 3

Protecção

Enquadramento

Urbano, destacado no largo, fronteiro à Casa Havaneza Goiense (v. PT020606040024); no topo da praça, ao lado esquerdo, fica a Casa da Praça (v.PT020606040007) e fronteiro à fachada lateral direita situa-se o edifício da Câmara Municipal (v. PT020606040002).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja *1

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Data incisa na placa que se encontra aposta na parede da fachada principal do edifício; 2003, 26 de março - Proposto como Imóvel de Interesse Municipal pelo PDM de Góis, DR 72.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada argamassada (paredes); cal (revestimento de paredes exteriores); estuque (revestimento de paredes interiores); telha cerâmica de canudo (coberturas exteriores); tabiques em madeira e terra / taipa de rodízio e de fasquio (paredes interiores); madeira de castanho (estrutura de coberturas, caixilharia, tectos e pavimentos).

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMG ( levantamento arquitectónico)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

CMG

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O espaço da capela funcionou durante muitos anos com padaria, e a hospedaria como casas de habitação. *2 - A autarquia efectuou durante o ano de 2005, sondagens arqueológicas, nas paredes do edifício que puseram a descoberto a capela-mor da capela, e a estrutura de paredes do 2º piso em tabiques com terra (taipa de rodízio e taipa de fasquio). Estas sondagens permitiram o levantamento arquitectónico e o conhecimento do espaço interior. A autarquia pretende instalar no imóvel o "Museu Municipal", cujo programa museológico é da responsabilidade da Drª Ana Paula Assunção. O imóvel comunica através de um pátio ajardinado com o edifício dos antigos paços do concelho, também pertencente ao séc. 16, doado à pouco tempo à autarquia para a instalação do "Museu / Galeria Alice Santos", prevendo-se que este edifício venha a fazer parte do percurso turístico / museográfico, após a sua recuperação pela autarquia. Recentes escavações arqueológicas puseram a descoberto a torre dos antigos paços do concelho, que irão ser integrados no arranjo do pátio.

Autor e Data

Cecília Matias e Berta Mota 2004

Actualização

Maria Fernandes 2006
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login