Ermida de Santo António

IPA.00002085
Portugal, Santarém, Mação, União das freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira
 
Capela seiscentista. De destacar apenas o revestimento interior de azulejos datados de 1642 de características barrocas. Estes são talvez provenientes da mesma fábrica que os que revestem as naves da Igreja Matriz da vila (v. PT021413060008).
Número IPA Antigo: PT021413060005
 
Registo visualizado 409 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planimetria longitudinal de nave única e tramo único, coincidência interior-exterior, volumes articulados da capela-mor, cobertura homogenea da nave e cabeceira em telhado de duas águas no exterior, massas dispostas na horizontal. Fachada principal de pano único no qual se rasga a porta simples de verga recta não moldurada, encimada por pequeno painel figurativo; à direita pequena janela quadrada e à esquerda saliencia cilíndrica com acesso por dois degraus a modos de púlpito exterior; remate em empena triangular com as vertentes terminando na horizontal; fachada lateral direita com rodapé corrido de um banco em cimento e tendo ao centro o volume saliente de um contraforte rectangular chanfrado; segue-se o volume quadrangular da cabeceira, também com rodapé em banco. Interior: nave revestida de azulejos polícromos tipo padrão com friso na zona do rodapé, cornija e arco triunfal de volta perfeita, que apresenta no cimo painel cerâmico figurando Santo António; cobertura em tecto de madeira de três águas. Capela-mor rebaixada com cobertura em abóbada de alvenaria em arco abatido; paredes revestidas com o mesmo tipo de azulejo e na parede fundeira retábulo de madeira pintada e dourada.

Acessos

EN 3, no Lugar de Santo António

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural. Terreiro demarcado por baixo muro de alvenaria rebocada e caiada, no qual se encontra um cruzeiro de pedraria; para lá do recinto assim definido àrea envolvida por vegetção onde predominam as acácias e algumas casas de habitação rural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - provável construção da capela, desconhecendo-se data exata da sua fundação e início de construção *1.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estruturas: muros, arcos, contraforte de alvenaria; coberturas: no interior da nave de madeira na capela-mor de abóbada de alvenaria; no exterior: de telha; revestimentos: interior azulejo e reboco caiado, exteriores, reboco caiado.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1982; DIONISIO, Sant'anna, Guia de Portugal, Lisboa, 1927; PEREIRA, Maria Amélia Horta, Monumentos Históricos do Concelho de Mação, Mação, 1970; SERRANO, Francisco, Elementos Históricos e Etnografia de Mação, Mação, 1972; IDEM, Viagem à roda de Mação, Mação, 1972; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73890 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - segundo SERRANO (1972 a: 203) na cerca da ermida existiu um cemitério e uma torre, do qual diz o autor ainda restarem alguns vestigios, que recolhia os frades do Convento de Santo António do Sardoal; segundo o mesmo autor a capela tinha o tecto apainelado e pintado com cenas da vida do Santo que no último quartel do séc. 19, estando em ruina, foi deitado abaixo e substituido pelo actual tecto de madeira, por ordem de um tesoureiro da confraria de Santo António ou pela Junta da Paróquia.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login