Capela do Senhor dos Aflitos / Capela do Castelo

IPA.00020806
Portugal, Portalegre, Campo Maior, Nossa Senhora da Expectação
 
Arquitectura religiosa, barroca, vernacular. Capela localizada no interior das muralhas do castelo, de nave e capela-mor rectangulares, escalonadas, com fachada cenográfica ao gosto barroco, com frontão de remate contracurvado; sobre o pórtico óculo oval, inscrito em frontão mais sóbrio remetendo para ideários oitocentistas.
Número IPA Antigo: PT041204030022
 
Registo visualizado 207 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor.Volumes escalonados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de 3 e 2 águas ( arredondadas na nave ). Fachada principal a NO., de pano único, mais largo e alto que o corpo da nave, delimitado por cunhais apilastrados, rematados de pináculos em forma de urna; embasamento saliente, remate recto arquitravado a que se sobrepõe frontão contracurvado que se eleva a partir da cobertura da nave; pórtico de verga recta com molduras de alvenaria rebocada, com marcação de mísulas nas ombreiras; sobre a verga, cornija saliente suportando frontão de alvenaria em pirâmide truncada, de flancos chanfrados e remate semi-conopial ladeado de pequenos fogaréus, em cujo tímpano se rasga óculo oval reentrante; no tímpano do frontão de remate da fachada pequeno nicho rectangular *1 com molduras de alvenaria de volutas. Fachada lateral NE. de dois panos correspondentes à mave e capela-mor, defenidos por contraforte; ambos cegos com rematers rectos em cornija saliente *2. Fachada lateral SO. idêntica mas rasgada no corpo correspondente à capela-mor por pequena fresta quadrada. Fachada posterior a SE. de pano único, com remate recto em cornija.

Acessos

Praça Velha; Rua dos Quartéis. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,009119; long.: -7,071168

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo (v. PT041204030002)

Enquadramento

Urbano, no sector SO. do Centro Histórico, intramuros à Fortificação abaluartada e ao Castelo (v. PT041204030002 ), isolado. Pequeno adro de alvenaria rebocada diante da fachada principal. A N. a Praça Velha, a O. o Castelo e o Meio Baluarte do Curral dos Coelhos, a SO. o Meio Baluarte de Lisboa, a SE. o Convento de Santo António (v. PT041204010013) e a Porta da Vila.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Residencial: casa / Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 178 - construção da capela; 1943 - fotos antigas mostram ainda o campanário na fachada lateral direita; encontrava-se já devoluto.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de tijolo e pedra rebocada e caiada; telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1968 e 1971 - restauro da Capela do Senhor dos Aflitos; 1972 - 1973 - reparação do altar da Capela do Senhor dos Aflitos; IPPAR: DRE: 1996 - obras de beneficiação e reparação geral na Capela do Senhor dos Aflitos.

Observações

*1 - o nicho possuia pequeno registo de azulejos, azul e branco; *2 - o campanário, entretanto desaparecido, elevava-se sensivelmente a meio do corpo correspondente à capela-mor; possuia sineira em arco de volta perfeita e remate recto.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2004

Actualização

Rosário Gordalina 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login