Ponte da Ribeira das Trutas

IPA.00020703
Portugal, Portalegre, Marvão, São Salvador da Aramenha
 
Arquitectura de comunicações e transportes, romana, setecentista, vernácula. Ponte romana reconstruída nos finais do séc.16 - inícios do séc. 17. Os dois silhares de arranque do arco da margem S., blocos de opus quadratum, assim como os dois silhares cilíndricos na extremidade N. dos muretes poderão ser elementos construtivos romanos. Paramento da parte média e superior medieval, irregular, constituído por pequenas placas de xisto, pedras granito e argamassa.
Número IPA Antigo: PT041210040014
 
Registo visualizado 1391 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte pequena e estreita com um arco de volta abatida ao centro e dois laterais, mais pequenos, quebrados, de descarga, assimétricos, o da margem N. com uma pequena cunha. Dois talhamares entre o arco central e os laterais, o que fica a S. maior. O tabuleiro, com cerca de 20m de comprimento por 2,60m de largura, é rampante, sendo mais elevado sensivelmente no centro, onde forma um vértice e é formado por calçada moderna, de pequenas pedras. Muretes laterais baixos que terminam a N. em dois blocos cilíndricos, semienterrados, da mesma largura dos muretes mas ligeiramente mais elevados.

Acessos

A c. de mil metros a N. da cidade romana da Ammaia (v. PT041210040005), perto da aldeia da Portagem, sobre um ribeiro pequeno que desagua no Rio Sever. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,381944; long.: -7,388225

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Cidade Romana de Amnaia (v. PT041210040005) / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Rural, isolada, sobre um pequeno ribeiro, de fraco caudal que desagua no Rio Sever, envolvida por terrenos alagadiços cobertos por vegetação abundante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 01 / 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 01 - construção da ponte primitiva; séc. 16 / 17 - provável reconstrução da ponte com aproveitamento das partes que se encontravam em bom estado e construção de um novo tabuleiro, paramento das partes média e superior e do arco central.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Pedra granito e xisto, argamassa.

Bibliografia

PAÇO, Afonso do, Carta Arqueológica do Concelho de Marvão, 1950; NEVES, Josefa da Conceição, "Uma Colecção particular de materiais romanos de Aramenha", Conimbriga, XI, Coimbra, 1972; ALARCÃO, Jorge, Portugal Romano, Lisboa, 1973; OLIVEIRA, Jorge, "A Ponte Quinhentista da Portagem - Marvão", Ibn Maruan, n.º2, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login