Torre de Lucano

IPA.00020640
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Arquitectura militar, medieval. Torre que pertencia ao complexo defensivo de Monsanto, de planta rectangular, evoluindo em três pisos, os inferiores rasgados por pórtico de volta perfeita e frestas e o superior com vãos de volta perfeita, transformados em sineiras em data posterior. Interior com acesso por escada em caracol.
Número IPA Antigo: PT020505080102
 
Registo visualizado 424 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Atalaia    

Descrição

Planta quadrada, com volume de disposição na vertical com cobertura em telhado de quatro águas, rematado pelo símbolo da "aldeia mais portuguesa de Portugal", o Galo de Prata, no catavento. Fachadas em cantaria aparente, com aparelho isódomo com cunhais encimados por pináculos, com três registos definidos por cornija, o superior constituído por ventanas em arco de volta perfeita. Fachada principal virada a NE., tendo, no primeiro registo, porta em arco de volta perfeita, assente em impostas, a do lado NO. tendo esculpida a data de "1420" e "fez esta"; existem, ainda, uma fresta e um painel em azulejos. No segundo registo, relógio e um postigo. As fachadas NO. e SO. têm os dois primeiros registos cegos. Fachada SE. tem, no primeiro registo, três frestas e duas no segundo. INTERIOR com escadaria em caracol, que acede a um espaço amplo, ao nível do terceiro piso, onde se implantam os sinos.

Acessos

Rua da Misericórdia. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,039222; long.: -7,115843

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo e Muralhas de Monsanto (v. PT020505080009)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado sobre um afloramento granítico, em zona sobranceira da aldeia. Próximo localiza-se a Igreja da Misericórdia de Monsanto (v. PT020505080101).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: atalaia

Utilização Actual

Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1420 - data da edificação da torre; séc. 17 - ampliação da torre e abertura de alguns vãos; 1938 - colocação do catavento, assinalando a classificação como "Aldeia mais portuguesa de Portugal", no concurso promovido pelo S.N.I..

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, modinaturas, cornijas, pináculos, escadas; madeira nas portas; ferro forjado; betão na cobertura.

Bibliografia

OLIVEIRA, Manuel, Guia turístico de Portugal de A a Z, Lisboa, 1990; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espirito, Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, n.º 6, Lisboa, 2000; FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo, 50 Maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

JFM

Intervenção Realizada

JFM: 1980 - colocação de laje na cobertura, em betão.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login