Capela do Calvário

IPA.00020629
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela alpendrada de planta longitudinal, com cobertura interior de madeira em masseira. Fachada principal em empena rasgada por portal em arco de volta perfeita, tendo, no alpendre, púlpito circular. No interior, retábulo de talha maneirista. Capela de volume simples com alpendre exterior de grandes dimensões, de dois tramos, tendo, na fachada principal, alpendre e portal com decoração em pilastras e frontão triangular que parece sobrepor-se à modinatura original, onde se inscreve um escudo picado. Púlpito exterior assente em coluna e com guarda metálica e acesso por escadas que se adossam ao pilar de suporte do alpendre. A soleira da porta resulta do aproveitamento de uma lápide funerária. O retábulo apresenta uma pintura adulterante, mas mantém a sua estrutura maneirista, destacando-se o tratamento das colunas com os três terços do fuste marcados e decorados de maneira distinta.
Número IPA Antigo: PT020504170122
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e alpendre de dois tramos, de volume simples de disposição na horizontal com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e de três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal em cantaria de granito aparente com aparelho isódomo, rematadas em cornija. Fachada principal virada a N., com amplo alpendre aberto sustentado por quatro pilares toscanos de espessura distinta e assentes em plintos paralelepipédicos; ao primeiro pilar do lado direito adossa-se um púlpito circular, assente em coluna toscana, com guarda de metal e acesso por cinco degraus de cantaria adossados ao pilar; tem pavimento em lajeado de granito e cobertura de madeira em masseira. A fachada remata em empena e é rasgada por portal em arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas, tendo, na pedra de fecho, escudo picado, flanqueado por duas pilastras jónicas assentes em bases cúbicas, encimadas por friso, cornija, pináculos piramidais e frontão triangular; o vão é protegido por porta de duas folhas de madeira almofadada, a que se acede através de dois degraus; na soleira, algumas inscrições podendo tratar-se de um reaproveitamento de uma lápide tumular. Fachadas laterais e posterior cegas. INTERIOR rebocado e pintado de branco com pavimento cimentado e cobertura de madeira em masseira, assente em cornija, com tirante sobre o portal, tudo pintado de verde. No lado da Epístola, pia de água benta em granito, semiesférica e com bordo boleado. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha pintada de branco e apontamentos dourados, de planta recta e um eixo composto por quatro colunas com os terços marcados, o inferior decorado com laçarias e querubins, o intermédio com pequenas pontas de diamante e o superior estriado, assentes em bases cúbicas ostentando, na face frontal, serafins; no centro, tela a representar Nossa Senhora e São João Evangelista; remate em friso de querubins e cornija, sobre os quais surge um segundo friso de triglifos, rematando em pequeno frontão semicircular. É ladeado por duas maquinetas envidraçadas, de madeira pintada de branco com pilastras toscanas e remate em frontão interrompido, actualmente vazias. O retábulo e as maquinetas assentam em sotobanco de madeira pintada de castanho, sobre o qual surge, ao centro, a representação do Monte Golgotá e o Crucificado.

Acessos

Rua Cidade de Castelo Branco

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, situado numa planície, flanqueado por dois muros que delimitam propriedades privadas. A fachada principal abre para um amplo largo em terra batida e, no lado direito, localiza-se, em cota inferior, o Chafariz do Espírito Santo (v. PT020504170073) e, próximo, a Capela de São Francisco (v. PT020504170067). O alpendre possui três degraus de acesso nas faces principal e lateral esquerda, tendo embasamento no lado direito.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - edificação da capela: 1847 - 1848 - feitura das portas principais e laterais; séc. 20 - intervenção no imóvel, com alteamento da fachada e colocação de nova moldura no portal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; fachada principal, modinatura e remate do portal, cornijas, bacia e coluna do púlpito, escadas do mesmo e pia de água benta em cantaria de granito; porta, cobertura, cornija interior, tirante, retábulo, maquinetas e sotobanco dos mesmos de madeira; guarda do púlpito em ferro forjado; pavimento interior e preenchimento das juntas em cimento; coberturas exteriores em telha de meia cana.

Bibliografia

BENTO, José, Fundão, Património Histórico e Cultural, Fundão, 1990; SILVA, Joaquim Candeias da, O Concelho do Fundão - através das Memórias Paroquiais de 1758, Fundão, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMF; Proprietário

Intervenção Realizada

CMF: 1994 - obras de conservação ao nível dos rebocos e pinturas exteriores.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login