Capela de Nossa Senhora das Neves

IPA.00020384
Portugal, Vila Real, Montalegre, União das freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide
 
Capela de construção quinhentista, com planta rectangular e espaço único, com pinturas murais na parede testeira, as quais onstituem um dos melhores exemplos de pintura mural da segunda metade do séc. 16.
Número IPA Antigo: PT011706280169
 
Registo visualizado 302 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhados de duas águas, terminadas em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente, com as juntas tomadas e pintadas de preto. A principal surge virada a noroeste, de cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, sobre acrotérios, terminada em empena, com friso e cornija, truncada por sineira, com arco de volta perfeita sobre pilaras almofadadas e ornada de volutas, sobreposta por cruz metálica. É rasgada por portal de arco abatido, inscrito, e rematado em cornija, e por óculo circular. As fachadas laterais, são cegas e terminam em cornija e a posterior em empena. INTERIOR de espaço único. Na parede testeira apresenta pinturas murais organizadas em três panos, com representação do milagre de Nossa Senhora das Neves, a fundação da Igreja e, possivelmente, a vida de São Roque.

Acessos

Vilar Perdizes (São Miguel), Avenida Central; Rua Picotada. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,855135, long.: -7,631235

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 383/2011, DR, 2.ª série, n.º 36, de 21 fevereiro 2011 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, inserido em pequeno adro, pavimentada a paralelos, junto a uma das vias estruturantes. Nas imediações, ergue-se o edifício da Escola Primária, de quatro salas.

Descrição Complementar

A moldura do portal tem a seguinte inscrição: "SA. DAS. NEVES".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1571- data inscrita nas pinturas murais; 1758, 16 Março - referência à capela de Nossa Senhora das Neves nas Memórias da freguesia pelo padre Miguel do Couto e Oliveira, ficando dentro do lugar e sendo administrada e fabricada pelos vizinhos do lugar; 2004 - durante o desmonte do retábulo, foram postas a descoberto pinturas murais na parede testeira da capela, atrás do mesmo; 2004 - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 2005, 27 janeiro - despacho de abertura do processo de classificação do Presidente do IPPAR; 2007, 30 janeiro - proposta da DRPorto para a classificação como Imóvel de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção; 19 março - parecer favorável para a classificação como Imóvel de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção do Conselho Consultivo do IPPAR; 2009, 13 outubro - despacho de homologação para a classificação como Imóvel de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção do Ministro da Cultura

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique - As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga: 2006; LUZIO, Margarida, Montalegre - «Descobertos frescos em Vilar de Perdizes». In Jornal de Notícias Minho. 22 setembro 2004.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2004 - obras de restauro das pinturas murais, por uma empresa de Braga.

Observações

EM ESTUDO. *1 - A Zona Especial de Proteção da capela é conjunta com a do Paço de Vilar Perdizes (v. PT011706280015).

Autor e Data

Paula Noé 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login