Casa de Chá da Boa Nova

IPA.00020302
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Casa de chá, construída na década de 1960, com projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, constituindo uma das suas primeiras e mais emblemáticas obras, com projeção e reconhecimento internacional. Apresenta planta retangular, irregular, e desenvolve-se sobre plataforma de betão armado, com as fachadas pouco destacadas e parcialmente encobertas pelo rochedo que as rodeia que, de forma suave e natural acolhem o edifício, criando uma simbiose perfeita entre o construído e o meio ambiente. As rochas e a paisagem surgem como parte integrante do projeto e do efeito cénico.
Número IPA Antigo: PT011308050052
 
Registo visualizado 1657 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Estabelecimento de restauração  Casa de chá  

Descrição

Planta retangular, irregular, assente sobre plataforma de betão armado, com volume recortado e coberturas diferenciadas, em telhados de uma e duas águas, sobrepostas por duas chaminés, rebocadas e pintadas de branco, e rematadas em beirada simples. Paredes pouco destacadas, integradas no rochedo, sendo até disfarçadas com este. As fachadas a poente e a sul surgem voltadas ao mar, rasgadas por grandes vãos envidraçados, com molduras de madeira; as fachadas norte e nascente parcialmente enterradas, são rebocadas e pintadas de branco, destacando-se a virada a nascente, que tem um corpo de maior volumetria e integra a entrada principal. As fachadas são rematadas em cornijas de madeira. INTERIOR com pequeno bar localizado à entrada e salão de chá com acesso através de escadas de madeira, tendo os pavimentos e tetos também em madeira.

Acessos

Leça da Palmeira, Rua Coronel Helder Ribeiro

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 16/2011, DR, 1ª série, nº 101, de 25 maio 2011 / ZEP, Portaria nº 608/2012, DR, 2ª série, nº 206, de 24 outubro 2012 *1

Enquadramento

Marítimo, isolado, a cerca de dois metros do mar, ergue-se sobre as rochas, perfeitamente harmonizada com a paisagem. Nas proximidades encontra-se a Capela da Boa Nova / Capela de São Clemente das Penha (v. IPA.00030654) e o Farol de Leça (v. IPA.00015542).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: estabelecimento de restauração

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Álvaro Siza Vieira (1960-1963).

Cronologia

1956 - A Câmara Municipal de Matosinhos abre concurso público para construção de uma casa de chá; é vencedor do concurso o arquiteto Fernando Távora, que entrega o projeto a um dos seus colaboradores, Álvaro Siza Vieira, então numa fase inicial da sua carreira; 1960 - 1963 - construção do imóvel com projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira; 2004, 05 fevereiro - despacho de abertura do processo instrução relativo à classificação do imóvel; 2014 - reabertura ao público da Casa de Chá da Boa Nova.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura de betão, rebocada e pintada de branco ou à vista; caixilharias de madeira com vidro simples; interior com pavimentos e tetos de madeira; cobertura em telha.

Bibliografia

ALVES, Virgínia - «IPPAR rende-se ás obras de Siza». In Jornal de Noticias. Porto: 09 fevereiro 2004, p. 23; Porto 1901 - 2001. Guia de Arquitectura Moderna. Porto: 2001; Casa de Chá da Boa Nova (http://www.casadechaboanova.com/site/php/qsomos.php), [26 maio 2011.

Documentação Gráfica

CMMatosinhos

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

CMMatosinhos

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Zona Especial de Proteção é conjunta à Casa de Chá da Boa Nova e às Piscinas de Marés de Leça da Palmeira (v. IPA.00020880).

Autor e Data

Sofia Diniz 2003 / Ana Filipe 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login