Campo Militar de Trancoso/ Campo da Batalha de Trancoso / Campo Militar de São Marcos / Terreiro de Batalha de Trancoso

IPA.00020093
Portugal, Guarda, Trancoso, União das freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior
 
Sítio histórico. Campo militar medieval. Local de uma batalha travada entre senhores, sem implicação das hostes reais.
Número IPA Antigo: PT020913180160
 
Registo visualizado 493 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio histórico  Campo militar      

Descrição

Acessos

São Marcos

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 31-E/2012, DR, 2.ª série, 31 dezembro 2012

Enquadramento

No local, existem vários campos agrícolas, um conjunto de prédios urbanos e uma zona de extracção de pedra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

1384, maio - Nos primeiros dias deste mês teve lugar a Batalha de Trancoso, no local denominado de São Marcos, a cerca de 1,5 km de Trancoso, travada entre senhores da região, que defendiam as suas terras dos castelhanos e dos seus saques; foi uma batalha travada entre portugueses, em menor número, e castelhanos, cavaleiros e homens desmontados, entre os quais se registou grande mortandade; começou cerca das 10:00 e durou o dia todo *2; 29 Maio - segundo a Crónica de Fernão Lopes, a Capela de São Marcos foi queimada nesta data, por ordem de D. João de Castela, como represália pela vitória da Batalha de Trancoso, que terá ocorrido, segundo Salvador Dias Arnault, junto à mesma; 2003, 5 maio - entrega do processo de classificação pelo Estado-Maior do Exército; 6 Maio - despacho do vice-presidente do IPPAR de abertura da instrução do processo de classificação; 2004, 4 de Outubro - homologação como Monumento Nacional por despacho da Ministra da Cultura; 2005 - escavações no Terreiro da Batalha de Trancoso, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação Aljubarrota, descobrem um enorme alicerce que poderá ter pertencido à Capela de São Marcos; encontra-se em construção um centro interpretativo da Batalha, conforme projeto do arquiteto Gonçalo Byrne; 2011, 6 de Outubro - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação do sítio como MN e que toda a área a classificar seja considerada non aedificandi; 5 de dezembro - procedimento prorrogado até 31 de dezembro de 2012, através do Decreto-Lei 115/2011; 2012, 01 junho - publicação do projeto de decisão relativo à classificação do espaço como Monumento Nacional e fixação da respetiva área non aedificandi, em Anúncio n.º 12 202/2012, DR, 2.ª série, n.º 107.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MARTINS, Luís, Trancoso - Alicerce reforça o valor histórico de S. Marcos, in Jornal de Notícias, 10 Outubro 2005; SARMENTO, Júlio, Trancoso abre as muralhas ao turismo, in Arquitecturas, 05 Fevereiro 2006; 620 anos após a Batalha de São Marcos, in Pinhel Falcão, 08 Junho 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O sítio estende-se pelas freguesias de São Pedro e Torres. *2 - esta batalha foi importante no desfecho final da contenda com os castelhanos, pois provocu grandes baixas entre os nobres da hoste inimiga, provocando grande desorganização naquele exército.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login