Igreja de Santa Maria de Fornos

IPA.00019773
Portugal, Porto, Marco de Canaveses, Marco
 
Igreja construída no séc. 20, com projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Trata-se de um templo em forma geométrica simples, o paralelepípedo, de onde foram extraídos blocos, dando origem a um exo-nártex, ladeado por duas alas com a sineira e o batistério. Trata-se de um templo muito alto, gigantesco, sem escala humana, acentuada pela entrada estreita, onde se rasga um portal axial demasiado elevado.
Número IPA Antigo: PT011307080041
 
Registo visualizado 480 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta retangular, na face posterior de ângulos recortados, composta por dois corpos, um deles correspondente ao templo, e o segundo ao anexo, adossado ao lado esquerdo, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, que na fachada posterior e em parte das fachadas laterais reveste a totalidade da base, criando um alto podium, rematadas em empenas retas. Fachada principal virada a sudoeste, marcada por duas enormes saliências, a do lado esquerdo servindo de batistério e a do lado oposto como sineira e com acesso próprio, retilíneo, criando duas alas que centram o acesso, recuado, onde se abre alto portal de verga reta, com 10 metros de altura. Fachada lateral direita com cinco amplas janelas e marcada pelo pequeno corpo anexo, cego. Fachada lateral esquerda rasgada por ampla fresta horizontal com quatro lumes. Fachada posterior com pequena saliência, onde se rasga janela retilínea. INTERIOR com as paredes e as coberturas planas rebocadas e pintadas de branco, as paredes percorridas por silhares de azulejo monocromo, branco, e pavimento de madeira. No lado do Evangelho, o batistério, revestido a azulejo branco e com pavimento em placas de cantaria calcária. Numa saliência circular, inscreve-se a pia batismal em mármore, assente em tripé e com taça oblonga e curva, de bordos simples, com água corrente. No lado da Epístola, implantado num ângulo entre a parede fundeira e a parede da Epístola, o coro-alto, sobre viga, com acesso pelas escadas da sineira, tendo guarda metálica, contendo órgão positivo, composto por dois corpos de madeira, o superior assente em colunas circulares e onde assentam os tubos. O presbitério eleva-se por supedâneo de madeira com três degraus, onde assentam o ambão e a mesa de altar paralelepipédica, monolítica e em cantaria. No lado do Evangelho, numa zona menos iluminada, a Capela do Santíssimo, onde surge o sacrário, em forma de caixa e junto a enorme cruz latina.

Acessos

Marco, Avenida Gago Coutinho. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,188554; long.: -8,145468

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 288/2013, DR, 2.ª série, n.º 92 de 14 maio 2013 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona com forte declive, a que se adapta, permitindo a introdução de um piso na área virada a nordeste. Tem pavimento em terra batida e encontra-se junto a um bairro residencial, na proximidade de uma escola secundária e um jardim de infância e da Capela da Misericórdia (v. IPA.00003960). Fronteiro, o Centro Paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto - Arciprestado de Marco de Canaveses)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Álvaro Siza Vieira (1994-1996).

Cronologia

1994, 10 abril - Inicio das obras de construção da igreja, com projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira; o projeto orça em quatro milhões de euros, sendo dois milhões da responsabilidade da paróquia; 1996, 07 julho - inauguração da Igreja; séc. 21, início - construção do centro paroquial que integra o complexo, em colaboração com o arquiteto Siza Vieira, orçadas em cerca de 20 mil euros; 2004, 05 fevereiro - despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel; 2012, 24 dezembro - publicação do projeto de decisão relativo à classificação do imóvel como Monumento de Interesse Público e da fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio 13796/2012, DR, 2.º série, n.º 248; 2013, 11 janeiro - declaração de retificação n.º 36/2013, publicada em DR, 2.ª série, n.º 8; 2015, cerca - celebração de acordo com o Banco Popular de modo a que a Paróquia liquide os 700 mil euros que ainda faltam pagar das obras, nos próximos 25 anos; 2015 - apresenta sinais de degradação: as paredes apresentam fissuras e alguns grafitis e portas continuam sem revestimento; criação de comissão com o objetivo de angariar fundos para requalificar o complexo paroquial.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito, rebocada e pintada; mesa de altar em cantaria de granito; pia batismal em mármore; pavimento do batistério em cantaria de calcário; mobiliário, ambão e pavimento de madeira; sacrário metálico; caixilharias de alumínio e vidro simples.

Bibliografia

MOREIRA, Roberto Bessa - «Igreja de Siza por pagar e sem verbas para obras». In Jornal de Notícias. 16 agosto 2015, p. 25; SIZA, Álvaro, Igreja de Santa Maria - Marco de Canaveses, Marco de Canaveses, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID, SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

*1 - São classificados a Igreja de Santa Maria e complexo paroquial.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2018 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login