Conjunto de Moinhos de Abelheira

IPA.00001952
Portugal, Braga, Esposende, União das freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra
 
Arquitectura agrícola. Moinhos de vento fixos de torre, em pedra, com sistema de tracção por meio de rabo e tejadilho com rodas. É o tipo de moinho tradicional do litoral N. do país, desde Caminha até ao Porto, muito frequentes ao N. da Póvoa de Varzim. Dentro daquele tipo, o grupo de moinhos da Abelheira apresenta o tejadilho em tábua com uma estrutura constituída por 24 caibros inseridos no rebaixo do pião, a peça de madeira situada na cumeeira do tejadilho cónico, e sobre eles há duas ordens de tarôcos nos quais se pregam as tábuas da cobertura. O rabo atravessa o pião e é preso com uma cavilha. Ao alteamento do telhado para a saída do mastro chamam cavalete. O frechal de baixo, sobre o qual roda a estrutura do tejadilho com o mastro, é um capeado de pedra, o pedrastal, em que está aberto o trilho das rodas.
Número IPA Antigo: PT010306120010
 
Registo visualizado 281 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Conjunto de 7 moinhos de vento fixos, de paredes de pedra, cilíndricos, com rés-do-chão, onde se situa a porta e um piso superior com janela. O tejadilho é cónico, de tábua.

Acessos

EN 13 ( Esposende - Viana do Castelo ), EM junto da Igreja de Marinhas para os lug. de Monte e Abelheira; Fl. 54/68

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural; o grupo de moinhos dispõe-se alinhados subindo a vertente de uma elevação de pequena altitude, coberta de mato; a cada moinho corresponde uma plataforma construida para a sua implantação; uma calçada sobe aquela vertente ladeada pelo conjunto dos moinhos; nas proximidades existem azenhas e diversas casas de construção recente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Dados Técnicos

Materiais

Granito, madeiras e pano

Bibliografia

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, e GALHANO, Fernando, Tecnologia tradicional portuguesa. Sistemas de moagem, Lisboa, 1983.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

Observações

A rotação do tejadilho era assegurada pelo sistema de rabo, um pau comprido fixo no alto ao tejadilho, do lado oposto ao mastro, que vinha até perto do solo e que, deslocado para a esquerda ou a direita, a braço, fazia girar o tejadilho. O tejadilho assentava num forte anel de madeira, o frechal de cima, munido de rodas que deslizavam sobre uma calha aberta no capeado da parede, chamado o pedrastal. Tinham velas de pano, triangulares, em número de quatro, presas a outros tantos pares de varas irradiando do mastro.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login