Fonte do Campo das Hortas

IPA.00001943
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
 
Chafariz central construído no final dos séc. 16, em linguagem maneirista, com esquema piramidal, adelgaçando em altura, seguindo o modelo definido em Portugal pelo Chafariz de Viana do Castelo, executado em 1554 por João Lopes o Velho (v. IPA.00003551). É composto por tanque circular, do meio do qual arranca plinto a sustentar coluna galbada, com duas taças sobrepostas, e remate em coruchéu vegetalista, profusamente decorado.
Número IPA Antigo: PT010303520095
 
Registo visualizado 1013 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Sobre soco octogonal formado por lanços de quatro degraus alternados com sebe, assenta tanque circular, coluna galbada com taça também circular, decorada por brutescos e ornada por seis bicas carrancas, repetindo-se o esquema no segundo troço da coluna e na segunda taça. A partir desta, a coluna é decorativamente seccionada em três partes: primeiro com seis atlantes donde partem as bicas; segundo com o brasão do Arcebispo Dom Baltasar Limpo e a terceira um corpo cilíndrico decorado com quatro volutas e boleados. Remate tipo coruchéu encimado por esfera armilar e cruz cardinalícia, em metal.

Acessos

Campo das Hortas

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 151/2022, DR, 2.ª série, n.º 30, de 11 fevereiro 2022 / Incluído na Zona de Proteção do Arco da Porta Nova (v. IPA.00001114)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica. Ergue-se no centro de uma plataforma ajardinada, fronteiro ao Arco da Porta Nova.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Manuel Luis (1594).

Cronologia

1594, 08 março - Contrato com o mestre pedreiro Manuel Luis para a realização de chafariz no Campo de Santa Ana; séc. 19 - transladação da fonte para o Campo das Hortas, onde se encontra atualmente; 2021, 16 junho - publicação da abertura do procedimento de classificação da Fonte do Campo das Hortas, em Edital n.º 670/2021, DR, 2.ª série, n.º 115.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito na estrutura do monumento; metal na esfera armilar e cruz do coroamento.

Bibliografia

FREITAS, Bernardino Sena de, Memórias de Braga, vol. 5, Braga, 1890; AFONSO, José Ferrão, Manuel Luis - Um contributo para o estudo de um mestre pedreiro quinhentista, Museu, nº 6, Porto, 1997, pp. 7 - 45.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Arquivo Distrital de Braga, Nota Geral, 1ª série, Livro nº 85, fólios 49 - 51

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Santos e António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login