Casa do Outeiro

IPA.00001934
Portugal, Braga, Celorico de Basto, União das freguesias de Veade, Gagos e Molares
 
Arquitectura civil, barroca. Casa torre barroca. Elemento emergente na paisagem, relação com o jardim e balaustrada de granito. Esta Casa assim como a Casa da Boavista resultam de uma reconstrução de casas mais antigas. A pedra de armas na fachada principal com escudo esquartelado, no 1º os Teixeiras, no 2º os Macedos, no 3º os Barros e no 4ª os Carvalhos.
Número IPA Antigo: PT010305220005
 
Registo visualizado 564 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Casa de planta rectangular de dois pisos flanqueada a nascente por uma torre ameada. A cobertura do volume da Casa pela presença da torre num dos topos da construção é de três águas. A fachada principal orientada a S. voltada para o jardim, marcada por um nº ímpar de vãos (onze em casa piso), apresenta ao nível de r/c apenas janelas gradeadas para cada lado da porta de entrada principal da Casa localizada ao centro do alçado. No segundo piso e separados por um vão sob a porta de entrada, apenas se desenvolvem alinhadas com as aberturas do r/c dez portas com sacada. A rematar a fachada uma cornija com frontão recortado no eixo de simetria para inserção de uma pedra de armas. Para cada lado do frontão e muito próximas duas chaminés trabalhadas. O alçado de topo no lado oposto à torre apresenta no piso superior duas janelas e no inferior uma porta e uma janela. A torre apresenta três pisos, rasgada em cada um por diversas janelas.

Acessos

Lugar do Outeiro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolada, no cimo de uma encosta, exposta a S.. Na frente da Casa uma plataforma elevada separa um percurso largo limitado por uma balaustrada do jardim a uma cota inferior. No alinhamento da porta de entrada a fachada a balaustrada é interrompida por uma escadaria de acesso ao jardim. Nas traseiras do imóvel e paralelamente desenvolve-se um corpo de apoio às actividades agrícolas. Nas proximidades, numa outra elevação do terreno destaca-se a Casa da Boavista. Ambas disfrutam de uma extensa e verde paisagem, revelando-se na sua localização como elementos emergentes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - a Casa do Outeiro é propriedade de Francisco Gonçalves; 1641 - Casamento de António Gonçalves de Carvalho com Luísa Teixeira de Carvalho da Casa da Boavista; 1860 - Incêndio da Casa; Séc. 19, finais - Reconstrução da Casa por Inácio Xavier Teixeira de Barros, fidalgo da Casa Real.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes de granito.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocadas; Pavimentos interiores em soalho de madeira e lajeado de granito; Paredes interiores com acabamento a reboco estanhado; Tectos em estuque e madeira pintada; Caixilharias em madeira pintada; Telhado em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Guardas das varandas em ferro pintado.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, volume I, Lisboa, 1993; STOOP, Marie Anne, Casas Senhoriais do Minho, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DREMN

Intervenção Realizada

Observações

A Casa terá sido profundamente remodelada no séc. 19 como defende Anne Stoop, especialmente na localização das áreas de apoio à agricultura e da chegada das carruagens provavelmente situadas nos tempos mais remotos no r/c. Essas dependências, áreas de serviço e apoio à actividade agrícola desenvolvem-se no volume separado do imóvel nas traseiras da Casa.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login