Casa do Souto / Solar do Souto

IPA.00001931
Portugal, Braga, Celorico de Basto, Basto (São Clemente)
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar de planta quadrada desenvolvida à volta de um pátio central, com frontispício, de 2 pisos, integrando capela e torre sineira no extremo direito e tendo a horizontalidade quebrada por um frontão redondo de casa e um de lanços da capela. A sua planta quadrada recorda estruturas conventuais. De realçar a torre sineira da capela, muito análoga à da Igreja Paroquial de Santo André de Molares.
Número IPA Antigo: PT010305200017
 
Registo visualizado 577 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta quadrangular com pátio central

Descrição

Planta quadrada, composta por dois núcleos básicos: o solar propriamente dito e a capela, com pátio central. Volumes articulados horizontalmente com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. A fachada principal, orientada a E., estrutura-se em três panos: ala residencial, capela e torre sineira. A ala residencial delimitada por pilastras e de dois pisos, apresenta no primeiro pequenos vãos rectangulares gradeados intercalados por portas de vão recto; o andar nobre é ritmado por 3 janelas de guilhotina centradas por janela de sacada com bandeira superior encimada por uma pedra d'armas coroada. Um frontão de lanços que se ergue acima da linha do beirado remata o eixo da entrada principal da casa. Segue-se-lhe, do lado mais próximo da fachada O., a capela sensivelmente avançada, com pilastras nos cunhais, portal de verga curva de moldura superior interligada à de um janelão rasgado ao nível do coro-alto; este é encimado por frontão de lanços que interrompe a cornija do frontão contrafurtado que coroa a fachada. Remate em cruz latina central e pináculos em cada um dos cunhais. O terceiro pano da fachada corresponde à torre sineira, ao nível da casa e com cúpula bolbosa. A fachada N. é ritmada por um conjunto de nove janelas de guilhotina ao nível do andar nobre. A fachada S. parece apresentar dois momentos diferentes de construção, um com seis janelas no andar residencial e outro com quatro, sendo esta última parte pintada e a anterior em granito aparente. O pátio interior, revela, a N., uma parede com revestimento em ardósia. O andar nobre assenta sobre duas colunas e paredes com revestimento em ardósia. No andar térreo, além da capela, existem zonas de adegas, lagares, armazéns, e a biblioteca (numa zona de antigas cavalariças). A entrada principal da casa dá acesso a um átrio em lajeado de pedra e tecto em madeira. A passagem para a escadaria realiza-se por um portal em madeira e vidro gravado. A sala de jantar apresenta tectos de caixotões em madeira. Do lado E. existe um sala com uma pintura a fresco, imitando uma varanda. Essa sala comunica com o coro da capela que, por seu turno, dá acesso ao interior da torre sineira. A capela apresenta um retábulo referenciado ao estilo neoclássico com colunas coríntias e cimalhas em arco triunfal, rematado por querubins. Uma imagem de Nossa Senhora das Necessidades no centro do altar e, nos nichos, Santo António e Santa Quitéria. Os tectos são de madeira de carvalho. Frente à fachada principal ergue-se a estufa; a E., um pavilhão de dois pisos é actualmente utilizado para Turismo de Habitação. Junto a este pavilhão localiza-se a piscina. Envolvendo a casa, com particular destaque para o lado O., S. e E. encontra-se o jardim de japoneiras.

Acessos

EN 206 desvio para São Clemente; CM 172; Largo de Vilar

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 283/2013, DR, 2.ª série, n.º 91 de 13 maio 2013 *1

Enquadramento

Rural, isolado, a meia encosta inserida num ambiente verdejante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc 17 - data das primeiras notícias da Casa do Souto, quando Dona Domingas Ribeiro, filha de Afonso Ribeiro e Dona Catarina Gonçalves, Senhores da Casa do Souto, casa com Geraldo Falcão Magalhães; séc. 19, 1ª metade - Justiniano de Abreu de Araújo Azevedo Bacelar, descendente dos Senhores da Casa do Souto, ocupa o cargo de vereador na Câmara de Celorico de Basto; séc. 19, 2ª metade - Alfredo de Abreu de Araújo Azevedo Bacelar promove obras de grande importância; 1930, década 30 - os descendentes da Família proprietária vendem a Casa e respectiva quinta ao Pe. João de Magalhães Ferreira, Visconde de S. Clemente de Basto; 1975 - o Pe. João de Magalhães Ferreira doa a Casa e quinta do Souto ao seu afilhado, João Maria Mourão Pulido de Almeida; 1993 - a Casa do Souto abre as suas portas ao Turismo de Habitação; 1996, 1 Agosto - Despacho de abertura de classificação do Vice-Presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes interiores e exteriores de granito rebocado. Molduras de granito aparente, caixilharias de madeira e vidros transparentes, estrutura do telhado com vigamento de betão, cobertura de telha de barro, pavimento da entrada principal em lajeado de granito polido, escadaria interior de acesso ao piso nobre em granito, pavimentos do piso nobre em soalho de tábuas corridas, lambril de madeira, pinturas a fresco, tectos de madeira.

Bibliografia

BRANCO, José B. C. Castello, Arvore de Costados, Lisboa, 1831; PINHO, Leal, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, Vol. 9, 1873 / 1890; VITERBO, Sousa, A jardinagem em Portugal, 2 Vols., Coimbra, 1906, 1909; BARROS, João, Geografia de Entre Douro e Minho e Trás os Montes, 1919; MACHADO, José Sousa, Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, vol. 1, Braga, 1931; SALGADO, Daniel, Terras de Basto, Vila Nova de Famalicão, 1933; VASCONCELOS, J. A., Etnografia Portuguesa, vol. 3, 1942; CORREIA, José, Cidades e Vilas de Portugal, Março, 1987; CCRN, GAT do Baixo Tâmega, Concelho de Celorico de Basto, Estudos Sumários de Planeamento, Porto, Fevereiro 1986; VIEIRA, J. A., O Minho Pitoresco, 1987; Braga, Encontros e Descobertas, Lema, Cultura e Divulgação Regional; STOOP, Anne de, Palácios e Casas Senhoriais do Minho; CHAVES, Jerónimo, A Casa do Souto, S. Clemente de Basto, Braga, s.d.; Guia de Portugal, Província de Entre Douro e Minho, II Minho, Lisboa, s.d.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1930, década - o Pe. João de Magalhães Ferreira efectua obras de restauro da casa e reconstituição dos jardins; 1990 e seguintes - obras de adaptação para Turismo de Habitação.

Observações

*1 - DOF: Solar do Souto e jardins. *2 - O brasão representa os Azevedos, Araújos e Abreus.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login