Eremitério Os Santos

IPA.00019059
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Picote
 
Eremitério de construção quinhentista, constituído por abrigo talhado em monólito granítico, ostentando nas faces sul e nascente e cobertura, painéis com pinturas murais sobre reboco, com temática religiosa. O abrigo pode corresponder à cabeceira de uma pequena capela, com corpo, eventualmente, em alvenaria de xisto, já inexistente, uma vez que as paredes do monólito foram desbastadas de forma a proporcionar superfícies suficientemente alisadas para poder receber os painéis pintados sobre reboco. Ao pequeno templo estariam adossadas as celas dos religiosos. As imagens pintadas revelam uma execução de superior cuidado e minúcia, constituindo um trabalho de elevada qualidade artística. Na envolvente, encontram-se espalhados no terreno fustes de coluna, permitindo supor a existência de uma estrutura alpendrada na sua frontaria.
Número IPA Antigo: PT010406110107
 
Registo visualizado 1459 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Abrigo, talhado em monólito granítico de grandes dimensões, virado a sul e a nascente, ostentando, nessas faces e na cobertura, pinturas murais sobre reboco, divididas em painéis, definidos por moldura pintada de preto. A face sul apresenta um painel representando a "Coroação da Virgem", ostentando, na zona inferior, a inscrição: "?ES?TA OBRA DE NOSA SNRA SA ?...? / ?...?RIA MÃDOU ?FAZER? ?PEDRO? ?AFONSO? *1. À esquerda, painel representando São Paulo Apóstolo; na face nascente do abrigo, no espaço contíguo a esta figuração, encontra-se painel figurando a iconografia de Santo Antão a visitar São Paulo Eremita. Ladeando este painel, à esquerda, encontra-se um painel, muito fragmentado, onde se indicia uma "Crucificação", estando figurados o braço de uma cruz, ao qual se encontra preso um braço, na posição diagonal, e uma figura nimbada com manto. Na cobertura, muito danificada, observam-se vestígios da representação de um firmamento estrelado.

Acessos

Picote, Lugar de São Paulo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, 2.ª série, DR, 2.ª série, n.º 49 de 09 março 2006

Enquadramento

Rural, isolado, com integração harmónica em local ermo, implantado em plataforma de encosta de pendor acentuado, sobranceira às arribas do Rio Douro, coberta com oliveiras e vegetação rasteira, no limite das freguesias de Sendim e Picote. A cerca de 700 m. a sudoeste e com uma diferença de cota de cerca de 200 m., localiza-se a ruína de uma pequena capela, de planta rectangular, sem divisões internas, com fachada principal marcada axialmente por ombreira que define a primitiva entrada principal, tendo adossado, a nascente, três compartimentos, igualmente de planta rectangular. Os paramentos interiores e exteriores apresentam vestígios de rebocos, registando-se um fragmento com vestígios de pintura no interior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1553 - data representada na inscrição do painel da face sul; 1596 - data inscrita num silhar do cunhal sul / nascente da cabeceira da capela; 2001, 03 setembro - despacho de abertura do processo de classificação; 2003, 31 janeiro - despacho de classificação.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Ermitério talhado em monólito granítico; painéis pintados em reboco de cal; capela em blocos graníticos rebocados.

Bibliografia

ALVES; Francisco Manuel - Memórias Arqueológico-históricas do Distrito de Bragança. Porto: 1947, vol. 11, pp. 434-436; MOURINHO, António Maria - «Três Eremitérios no Douro, em Terra de Miranda». In Gaya. Vila Nova de Gaia: 1987, n.º 5, pp. 195-198; ROSAS, Lúcia Maria Cardoso - «O eremitério Os Santos em Sendim / Picote». In Douro - Estudos e Documentos. Porto: 2000, n.º 9, pp. 47-57.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Direção Regional de Cultura do Norte: 2019 - obras de conservação e restauro do eremitério, orçadas em 12.423 euros, integrado numa candidatura apresentada pela DRCN, com a Junta de Freguesia de Castela e Leão, ao programa INTERREG V-A - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal; a intervenção na pintura mural está a ser executada pelo Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, com apoio do historiador da arte Joaquim Oliveira Caetano.

Observações

*1 - Francisco Manuel Alves publicou uma primeira leitura desta inscrição: "ESTA OBRA DE NOSSA SENHORA DA / GLÓRIA MANDOU PROPOR A(NTONIO) E(STEVES) JUÃO. ERA EM JESUS DE 1553. PINILO".

Autor e Data

Miguel Rodrigues e Paulo Amaral 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login