Casa Solarenga / Casa Solarenga no lugar da Costa

IPA.00001904
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, Geraz do Minho
 
Casa nobre seiscentista. Construção com sucessivos aumentos de volumes, a que correspondem épocas distintas, mantendo o conjunto, mesmo assim, bastante unidade.
Número IPA Antigo: PT010309140008
 
Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Casa de planta em "U", constituída por dois pisos. Desenvolve-se em torno de um pátio interior, ao qual se acede através de um interessante portal, que está inserido num muro que delimita a propriedade e que tem adossadas um conjunto de construções térreas, que servem actualmente como anexos agrícolas e casa do caseiro no extremo oposto. O vão da porta, com arco em ogiva, é encimado por brasão de armas de Francisco da Costa, sobre o qual se encontra inscrição e a rematar o portal uma cornija sobre a qual apoiam uma cruz ao centro e 4 ameias (plintos com bolas). O andar térreo é reservado às dependências de apoio agrícola. Tem-se acesso ao andar através de uma escada de 2 lanços, com patamar central, e corrimão em granito rematado nos topos com interessantes volutas, construídas no mesmo material, tornando-se assim, num dos elementos de maior destaque da construção. As fachadas são de composição bastante simples, evidenciando nalgumas princípios de composição simétrica.

Acessos

EM Geraz / Ferreiros, Lugar da Costa

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1ª Série, nº 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Rural, isolado. A casa é rodeada por terrenos de cultivo e ladeada pela EM Geraz / Ferreiros

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Possui o brasão de armas de Francisco da Costa (1571), Senhor da Quinta da Costa, no Couto de Mancelos, fidalgo da casa Real. 1661 - Construído portão por um seu herdeiro. 1881 - Comprada por António Joaquim da Cunha Guimarães e com ela todos os direitos relativos à Capela de Nossa Senhora da Luz integrada na Igreja Paroquial

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito (actualmente aparente) e cobertura revestida com telha de barro vermelha, tipo canudo. Os pavimentos térreos são em lajeado de granito e os do piso superior em soalho de madeira. Os tectos são em madeira

Bibliografia

NOBREGA, Artur Vaz Osório da, Pedra de armas e A. tumulares do distrito de Braga, Arquivo Distrital de Braga.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1993 - Reparação das fachadas e recuperação parcial da cobertura sobre o quarto do Senhor da Cana Verde. Substituição de paredes em tabique por paredes em alvenaria de tijolo.

Observações

Em frente, do outro lado da estrada existe um portal interessante, com brasão, e resto de casa ou casa nova a que se chama Quinta de Paços ou Passos. Várias épocas - tratamento das molduras dos vãos exteriores / remate e desencontro dos diferentes telhados / juntas, descontinuidade da alvenaria de granito e aparelho utilizado.

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login