Povoado de Pinhovelo / Terronha de Pinhovelo

IPA.00018952
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Amendoeira
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com importante ocupação romana. Povoado com uma excelente implantação estratégica e boas condições de visibilidade sobre os territórios a N. da Serra de Bornes, aproveitando como defesa natural a escarpa na vertente O. e possuindo fácil acesso nas vertentes. Constitui uma das estações romanas mais imponentes do nordeste português, com possíveis funções de lugar central ou com alguma importância politico-administrativa na região.
Número IPA Antigo: PT010405020100
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro    

Descrição

Povoado naturalmente inexpugnável na vertente O., por ser muito escarpada, mas com fácil acesso nas restantes vertentes, que eram defendidas artificialmente com várias linhas de muralha e taludes construídos a meia encosta.

Acessos

Terronha de Pinhovelo

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 306/2013, DR, 2.ª série, n.º 99, de 23 maio 2013

Enquadramento

Rural, isolado, implantado numa elevação sobranceira à aldeia de Pinhovelo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro / Época romana

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Idade do Ferro - início da ocupação; posteriormente, o povoado foi romanizado; séc. 05 - data até ao qual o povoado teria tido ocupação; 2007, 16 abril - proposta de classificação da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros; 2008, 24 outubro - proposta de abertura do processo de classificação da DRCNorte; 3 novembro - despacho de abertura do processo de classificação do Diretor do IGESPAR; 2012, 24 julho - proposta da DRCNorte para a classificação como Sítio de Interesse Público e fixação de respetiva Zona Especial de Proteção; 22 outubro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2012, 11 outubro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Sítio de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 222, anúncio n.º 13701/2012.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Terronha de Pinhovelo, Sílvia Leite in IGESPAR http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/11531467 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login