Casa de São Vicente / Quinta de São Vicente

IPA.00001887
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, Geraz do Minho
 
Quinta de produção setecentista com casa de planta em L articulando dois corpos com varanda e alpendre. Capela separada do corpo habitacional, com retábulo renascentista. A casa caracteriza-se pela simplicidade das linhas. Destaca-se o retábulo, com excelente trabalho de entalhe, com pinturas sobre tábua e nicho central.
Número IPA Antigo: PT010309140015
 
Registo visualizado 249 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Planta em L, composta por volumes articulados de dois corpos, com cobertura única em telhado de quatro águas. Fachadas de aparelho irregular, todos desiguais, tendo no segundo piso, no voltado a N. janela única, rectangular, no de O., sobranceiro ao caminho, quatro janelas rectangulares e mísulas e no de S. seis janelões rectangulares de guilhotina. A fachada virada a E., onde melhor se distinguem os dois corpos, apresenta no da esquerda, ao nível do primeiro piso, três portas e uma janela e no segundo piso três janelões rectangulares de guilhotina e uma varanda alpendrada com colunas e balaustrada de madeira com três portas alternando com três pequenas janelas rectangulares e escada de pedra com dois lanços para acesso do exterior; no da direita um alpendre sustentado por dois esteios de granito de secção quadrangular e porta e janela. INTERIOR rebocado e pintado de branco, deixando entrever alguns elementos estruturais em granito. Apresenta no corpo da direita uma cozinha rústica com forno e no da esquerda quartos no primeiro piso e salas no segundo, sendo a comunicação estabelecida tanto pela varanda como pela escada exterior e outra escada interior em madeira, situada na segunda sala. Pavimento da cozinha em pedra e os restantes em soalho de madeira e tectos de madeira, dois deles de masseira. CAPELA de planta rectangular, com cobertura em telhado de duas águas, com pequeno alpendre sustentado por dois ferros assentes em bases de granito, com cobertura em telhado de três águas e forro de madeira. Fachada única com porta de verga recta e cruz oitavada, de granito, sobre a empena. INTERIOR muito simples, com soalho e abóbada de berço em madeira. Retábulo-mor delimitado por duas colunas compósitas que sustentam um frontão triangular, tendo no centro um nicho concheado com a imagem do orago envolvido por tábuas pintadas representando as inferiores Santo António, São Lourenço e São Bento e as superiores uma Nossa Senhora da Piedade e São Francisco Xavier.

Acessos

Lugar de Portas

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, integração harmoniosa num ambiente natural de grande beleza, à margem do caminho de servidão, rodeado de campos de cultivo pertencentes à casa. Integra uma pequena capela com o portal voltado para um largo empedrado e as traseiras voltadas para um terreiro delimitado por sebes, com tanque de água corrente e jardim com piscina.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Agrícola e florestal: quinta / Comercial e turística: casa de turismo rural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto: Bernardo Ferrão.

Cronologia

1627 - Construção da capela de São Vicente; séc. 18 - construção provável da casa; 1980 / 1987 - reconstrução da capela e da casa, segundo o projecto do Arquitecto Bernardo Ferrão; 1990 - transformação do edifício em Casa de Turismo no Espaço Rural; 2001, 22 Agosto - pedido de parecer da CM da Póvoa de Lanhoso sobre a classificação como IM; 2003, 25 Março - proposta de abertura da DRPorto; 2 Abril - despacho de abertura do Vice-Presidente do IPPAR; 2010, 23 Dezembro - proposta de arquivamento da DRCNorte, por as obras terem descaracterizado o imóvel; 2011, 23 Fevereiro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura; despacho de arquivamento do Director do IGESPAR, I.P.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de granito, pavimento da cozinha em granito e da capela em madeira, soalhos, tectos e varanda de madeira, cobertura de telha de canudo.

Bibliografia

Registo da Doação para a Fabrica da Ermida de São Vicente cita na freguesia de Santo Estevão de Gerás concelho de Lanhoso, Arquivo Distrital de Braga, Registo Geral, Lv. 29, fl. 58v - 59, 1627; CARNEIRO, J. Augusto, Memória Genealógica e Biográfica sobre os Marinho Falcões, Porto, 1904, p. 192; CHAVES, Luis, Lisboa nas Auras do Povo e da História - Ensaios de Etnografia, vol. 1, Lisboa, 1961, p. 156; NORTON, Maria Henriqueta C. R. Teixeira da Mota, O Inquérito de 1758 do Pe. Luis Cardoso, Póvoa de Lanhoso, 1987, p. 49; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, vol. 2, Ponte de Lima, 1992, p. 79; www.quintasaovicente.com, 29 Junho 2004.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1980 - Reconstrução da capela de São Vicente e restauro do retábulo; 1982 / 1983 / 1984 / 1985 / 1986 / 1987 - reconstrução da casa.

Observações

Autor e Data

João Santos e António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login