Ermida de São Lourenço

IPA.00001878
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Arquitectura religiosa, manuelina. Ermida alpendrada, de características populares. O portal, com vestígios de boleados e de torsal, a abóbada de nervuras estrelada e os contrafortes dispostos em ângulo são elementos característicos do manuelino; os azulejos de aresta hispano-árabes pertenceram certamente à primitiva decoração.
Número IPA Antigo: PT031401130010
 
Registo visualizado 751 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pela nave rectangular a que se adossa um alpendre e uma capela-mor de planta quadrada e dois anexos. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas e três águas. Fachada principal virada a O., em empena angular e rematada por sineira, com portal axial em arco de volta perfeita, impostas salientes e arquivolta com boleados e vestígios de torsal nas jambas; antecedida por alpendre rematado por frontão triangular, com pesadas pilastras laterais, vazado nas três faces por arcos em asa de cesto assentes em pilastras; na fachada posterior o corpo da capela-mor com vestígios de contrafortes adossados obliquamente e rematados por pináculos cónicos, ladeado pelos volumes dos dois anexos. INTERIOR de nave única aberta por arco triunfal de volta perfeita, com uma arquivolta lisa, para a capela-mor; esta é coberta por abóbada artesoada, estrelada, assente em mísulas; nave com tecto em madeira de três planos. Altar-mor e altares laterais com elementos arquitectónicos sugeridos em argamassa pintada a azul, rasgados por nichos de verga em arco redondo, onde se encaixam maquinetas, a da capela-mor com a imagem de roca de Santa Catarina. Frontal do altar-mor e do altar lateral do lado do Evangelho com azulejos de aresta hispano-árabes; no pavimento da capela-mor azulejos de aresta, alguns com a representação do rodízio de navalhas, emblema do martírio de Santa Catarina.

Acessos

À entrada de Abrantes, na direcção de São Lourenço, a seguir ao quartel, na Rua de São Lourenço

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, planalto, isolado. Junto a um entroncamento de estradas, rodeada por pinheiros e oliveiras; do outro lado da estrada um grande recinto arborizado onde se realiza a festa de São Lourenço. A zona envolvente está pavimentada a calçada.

Descrição Complementar

Certos elementos, como o pórtico e o contraforte, apontam para a existência de um edifício anterior, provávelmente de maiores dimensões, que na centúria de Quinhentos terá visto modificados a sua planimetria e alçado primitivos.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - referência a uma ermida dedicada a São Lourenço; 1430 - construção e fundação da capela; séc. 16, inícios - data provável de reconstrução; no local, fixou-se um hospital para pestíferos; 1569 / 1605 - serviu de sede à paróquia de São Vicente, quando começaram as obras do actual templo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes (nave); estrutura mista (capela-mor).

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria em molduras; tijoleira em pavimento; madeira no tecto; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

MORATO, Manuel António, CAMPOS, Eduardo (notas críticas de), Memória Histórica da Notável Vila de Abrantes, 2ª ed., Abrantes, 1990; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. III, Lisboa, 1949; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73847 [consultado em 14 julho 2016]

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a festa de São Lourenço realiza-se todos os anos no último domingo de Agosto, na capela e em seu redor. *2 - a imagem do padroeiro da ermida, São Lourenço, inicialmente no altar-mor, foi roubada.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1990 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login