Capela de São Sebastião / Capela do Santo Padre

IPA.00018651
Portugal, Bragança, Bragança, União das freguesias de Aveleda e Rio de Onor
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de planta rectangular composta, com fachada principal terminada em empena de cortina e rasgada por portal em arco de volta perfeita.
Número IPA Antigo: PT010402020067
 
Registo visualizado 297 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular de eixo interior longitudinal, composta por nave única e capela-mor, mais alta e da mesma largura. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, de telha preta, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco; a principal surge virada a O., terminada em empena em cortina, truncada por sineira em arco de volta perfeita, albergando sino, sobrepujada com cruz latina, nodosa, em cantaria; sobre os cunhais possui pináculos. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, com moldura, encimado por registo de azulejos com representação do Santo Padre. Fachada lateral direita com a nave rasgada por porta travessa de verga recta, moldurada, e a capela-mor por vão.

Acessos

Lugar de Varge

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, na margem da ribeira que atravessa a povoação e junto à ponte que estabelece a ligação, num largo, pavimentado a paralelos, rebaixado relativamente à estrada disposta lateralmente, possuindo guarda em lajes de cantaria ou em ferro entre ambos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - época provável de construção da capela; 1758, 12 Abril - referência à capela de São Sebastião pelo padre Manuel Afonso nas Memórias Paroquiais da freguesia, indicando que ficava dentro do lugar e pertencia ao povo; no dia 7 de Janeiro havia romaria à imagem de São Julião que estava no interior; séc. 20 - mudança de orago da capela, que passou a ter a invocação do Santo Padre; colocação do registo de azulejos sobre o portal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pináculos, sineira, cornija e moldura dos vãos em cantaria de granito; porta de madeira; registo de azulejos; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login