Capela de São Lázaro

IPA.00018359
Portugal, Guarda, Sabugal, Alfaiates
 
Arquitetura religiosa, quinhentista e do séc. 20. Capela de construção quinhentista, situada num outeiro sobranceiro à vila, de planta retangular e espaço único, cuja silharia e zona superior rebocada da fachada principal revelam uma ampliação ocorrida mais recentemente. Mantém da estrutura original o portal com a moldura formada pelas aduelas do arco e assente em impostas salientes, ladeado por dois postigos; a proximidade dos três vãos contrasta com a amplitude da capela, denotando uma possível ampliação em largura ao longo do tempo, talvez durante a intervenção setecentista, altura em que a fachada principal recebeu uma cruz sobre plinto galbado. No interior, possui uma ara romana, sendo um dos importantes vestígios da forte presença desta civilização neste território, alguns expostos no Museu do Sabugal.
Número IPA Antigo: PT020911070145
 
Registo visualizado 72 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas lateralmente em beirada simples. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada, exceto parte da principal, em cantaria de granito aparente com as juntas pintadas de branco. Fachada principal virada a O., rematada em empena, claramente alteada relativamente ao tamanho original, e truncada no vértice por cruz latina assente em plinto galbado; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e com a moldura superior formada pelas aduelas do arco, estando ladeado por dois postigos dintelados, protegidos por rede metálica. Fachada lateral esquerda cega, tendo a lateral direita uma pequena fresta rasgada junto ao altar-mor. Fachada posterior rematada em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de duas abas, também rebocadas e pintadas da mesma cor, e pavimento em cimento. Mesa de altar em cantaria de granito, composta por reaproveitamento de uma ara e tampo. Na parede testeira, uma mísula sustenta uma estrutura de cantaria, formando um falso nicho.

Acessos

Na Rua da Muralha do Arrabalde, junto à Capela de São Miguel, virar à direita por caminho de terra batida

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, implantado a NE. da vila de Alfaiates, num amplo adro fechado por murete em alvenaria de granito, de pedra seca, formando um ligeiro declive a que se adapta. O adro é de terra batida, pontuado por vegetação espontânea e por pequenos arbustos. Encontra-se enquadrado por uma pequena área arborizada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção da capela; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Carvalho Baptista, é referida a capela, fora das muralhas, situada a E. da povoação; séc. 18 - provável reforma da capela, com a introdução de uma cruz no vértice da fachada principal; séc. 20 - ampliação da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito, com cobertura em vigas de betão, parcialmente rebocada e pintada; cruz, modinaturas e ara em cantaria de granito; porta e grades dos postigos em metal; pavimento em cimento; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

CARVALHO, Pedro C. - «Por terras do Sabugal na época romana». In Museu do Sabugal - Colecção Arqueológica. Sabugal: Câmara Municipal do Sabugal, 2008, pp. 73-83.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 31, n.º 23, fls. 111-116

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento de rebocos e pinturas do interior e exterior; remoção do reboco da fachada principal; feitura de nova cobertura.

Observações

Autor e Data

Joana Pereira e Paula Figueiredo 2014 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese da Guarda)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login