Casa Alpendrada no Largo Ilídio Carvalho

IPA.00001835
Portugal, Leiria, Marinha Grande, Marinha Grande
 
Casa unifamiliar alpendrada, de planta irregular; molduras rectangulares em portas e janelas. Alpendre centralizado com pequeno portão em ferro e 2 colunas lisas suportando arquitrave em madeira. O pequeno muro que separa a casa da via pública, acompanhando toda a fachada principal, integra o passeio público com pavimento em calçada à portuguesa, que apresenta pequeno desnível vencido por 3 degraus. O remate da fachada principal apresenta banda de inspiração lombarda.
Número IPA Antigo: PT021010010002
 
Registo visualizado 195 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta poligonal irregular; volumes articulados com coberturas diferenciadas por telhados de 1, 2 e 4 águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento marcado a ocre amarelo; remate em beiral e na fachada principal em banda de inspiração lombarda e beiral. Edifício de um piso com pé direito baixo, sobrelevado em relação à via pública, fazendo-se o acesso ao interior através de um degrau; rasgado a meio da fachada principal por alpendre formado por murete aberto ao centro, com pequeno portão em ferro, onde assentam duas colunas lisas sustentando arquitrave em madeira; pavimento em cantaria; ao fundo do alpendre abre-se a porta principal rodeada por janelas com vergas lisas em cantaria; no extremo da casa uma porta de acesso ao jardim, na fachada lateral uma janela de guilhotina e a porta de acesso a um pátio interior para o qual se abrem 2 alpendres; janelas de moldura rectangular demarcadas por faixa em amarelo ocre. INTERIOR não observado.

Acessos

Largo Ilídio de Carvalho, n.º 4 a 6

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal Despacho de 27 agosto 1980)

Enquadramento

Urbano, destacado. Integrada na malha urbana circundante, abre-se para um largo ajardinado, rodeado por prédios de 1 e 2 andares pouco característicos. Fachada principal delimitada por muro baixo, aberto ao centro a eixo da entrada principal do alpendre. Há direita, na outra extremidade da praça, ergue-se outra casa de igual tipologia, com pequeno jardim contornando a fachada principal, de um piso, alpendre com murete aberto ao centro, onde assentam 4 pilares de ângulos chanfrados, sustentando arquitrave em madeira; remate em banda de inspiração lombarda e em beiral.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - data provável de construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária, rebocada e caiada em tom ocre, telha cerâmica.

Bibliografia

Arquitectura Popular em Portugal, 2 vols., Sindicato Nacional dos Arquitectos, Lisboa, 1961

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2005: Obras gerais de manutenção e recuperação: rebocos e pinturas exteriores; obras para adaptação a consultório médico

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

Cecília Matias 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login