Edifício onde viveu Manuel Vieira Natividade / Edifício na Praça 25 de Abril

IPA.00001834
Portugal, Leiria, Alcobaça, União das freguesias de Alcobaça e Vestiaria
 
Casa abastada ecléctica, destinada a residência no segundo piso, com estabelecimento bancário instalado no primeiro. Sugestões eclécticas no tratamento das fachadas.
Número IPA Antigo: PT031001010016
 
Registo visualizado 249 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa corrente  

Descrição

Planta em L, chanfrada na intersecção dos dois corpos, com coberturas em telhados de três águas sobre um dos paralelepípedos, de duas sobre o outro. Tem dois registos marcados por friso em cantaria, lambril em cantaria almofadada, cornija de moldura dupla; vãos rectangulares abertos a espaços regulares rasgam os dois pisos, enquadrados por pilastras sustentando entablamentos, com floreiras nos peitoris assentes em mísulas, em algumas das janelas do segundo registo; a porta principal, articulada com janelão de verga em arco pleno e avental com ornatos relevados, rasga-se no pano murário do chanfro na esquina do prédio, entre pilastras com bases e capitéis em cantaria, rematadas, acima da cornija, por urnas de pedra; pilastras idênticas rematam as extremidades das duas fachada principais. Parede rebocada e pintada de cinzento azulado; cornija e pilastras pintadas a branco.

Acessos

Praça 25 de Abril, n.º 20 a 22; Rua de Frei Estevão Martins, n.º 2; Rua Engenheiro Duarte Pacheco. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.548348; long.: -8.981569

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Situa-se no antigo Rossio da vila, no largo em frente ao Mosteiro (v. PT031001010001), na esquina da Praça Vinte e Cinco de Abril para a Rua Estêvão Martins e desta para a Rua Eng. Duarte Pacheco.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Cultural e recreativa: museu / Serviços: banco

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Raul Lino (1914).

Cronologia

1914 - Raul Lino projeta o edifício encomendado por Vieira Natividade para sua residência e para nele alojar a sua colecção de arqueologia, etnografia, cerâmica e a sua biblioteca. 1917 - conclusão das obras (as floreiras nos peitoris das janelas não faziam parte do projecto inicial; as pilastras eram em cantaria; o peitoril do janelão sobre a porta principal não era decorado); 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126; 2007, 29 março - com a alteração introduzida pelo Dec.Lei nº 96/2007 o imóvel deixa de estar afecto ao IGESPAR.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de pareses portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária, telha cerâmica, madeira.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70907 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA; CMAlcobaça

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

Cecília Matias e João Fialho 2003
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login