Capela de São Sebastião

IPA.00000180
Portugal, Coimbra, Góis, Góis
 
Arquitectura religiosa barroca. Capela de planta hexagonal.
Número IPA Antigo: PT020606040005
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta simples e regular, hexagonal centralizada, coincidente entre interior e exterior, composta por massas simples dispostas verticalmente. A cobertura em telhado de 6 águas. Fachada principal a S. com embasamento de pedra apresenta seis panos e faces delimitados por pilastras adossadas nos ângulos. Piso único com portal axial e 5 óculos lobulados, sendo o principal e maior rasgado acima do portal e franqueado por frontão interrompido. O portal axial é composto por emoldurarão pétrea com justaposição de pilastras, 2 de cada lado, capitalizadas por formas estilizadas. Acima assenta entablamento recto sobre o qual se ergue frontão curvo, interrompido, que limita a meio o citado óculo lobulado sobrepujado por cruz. Acima do entablamento insere-se uma cartela com paquife ostentanto as setas de São Sebastião. A ladear o frontão fogachos pétros. Porta de madeira almofadada. O edifíco é coroado por cornija corrida que assenta sobre pilastras de ângulo, acima da qual se salienta platibanda que apoia o telhado. A E. adossa-se uma pequena sineira, composta por um arco a pleno centro franqueado por duas pilastras que sustentam entablamento e frontão interrompido, apoiada em maciço pétro incaracterístico. No INTERIOR, espaço único iluminado por 5 óculos e pelo vão do portal, apresenta pé direito simples, e cobertura em cúpula com fecho de pedra. Púlpito de madeira concheado; retábulo de talha dourada, com duas colunas e ornatos concheados, albergando duas esculturas em madeira setecentista, Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião e outras duas, oitocentistas, de cariz popular, dos Santos Cosme e Damião. Batentes de portas almofadados.

Acessos

EN 342, R. Conselheiro Dias Ferreira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 95/78, DR, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1 (v. PT020606040004)

Enquadramento

Urbano, junto à ponte sobre o Rio Ceira (v. PT020606040004), a S., na base do morro do castelo onde se ergue a Capela (v. PT020606040022), inserido no conjunto habitacional.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - período de edificação a que pertence a maior parte da decoração; 1810 - a capela sofreu um incêndio causado pelas tropas de Massena durante a 3ª invasão francesa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pedra, madeira, vidro, telha.

Bibliografia

RAMOS, Mário Parede, Arquivo Histórico de Góis, Góis, 1956; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1976; GIL, Júlio, As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, Lisboa, 1984; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69763 [consultado em 18 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1998 - beneficiação da cobertura; SCMG: 1999 / 2001 - limpeza geral das cantarias, restauro dos rebocos, pintura geral.

Observações

*1 - DOF:... incluindo o recheio de talha dourada. A classificação da capela, conforme alteração publicada, foi incluída no conjunto da Ponte sobre o Rio Ceira, cuja protecção data de 1974.

Autor e Data

Cecília Matias 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login