Capela de São Pedro

IPA.00017597
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Capinha
 
Arquitectura religiosa quinhentista. Capela de planta rectangular transversal, com eixo longitudinal interno, tipologia não muito comum na região, composta por nave e capela-mor mais estreita. Fachada principal protegida por alpendre e acesso por porta dintelado. Interior com coberturas em vigamento de madeira e mantém nicho na parede testeira da capela-mor. Possui construção em aparelho isódomo, mas com reconstrução em aparelho rústico, provavelmente no séc. 19. Nas paredes interiores, é visível o reaproveitamento de colunas romanas, recuperadas das imediações.
Número IPA Antigo: PT020504110256
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular transversal, com nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, de volumes articulados e disposição horizontal, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas em alvenaria e cantaria aparente, com aparelho rústico e isódomo. Fachada principal virada a NO., com portal de verga recta, protegido por alpendre assente em pilares de granito. Fachadas laterais parcialmente adossadas, rematando em empena. Fachada posterior cega. INTERIOR em alvenaria aparente, pavimento em terra batida e cobertura em vigamento de madeira a duas asnas, parcialmente destruído. As paredes da capela-mor possuem várias pedras circulares, resultantes do reaproveitamento de colunas romanas encontradas nas vizinhanças e, na parede testeira, surge um pequeno nicho de lintel recto.

Acessos

Tapada de São Pedro, a poucos Km a SE. de Capinha

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal do Fundão, 2004

Enquadramento

Rural, flanqueado por construções degradadas, rodeada por mato e pequenos arbustos. Localiza-se na Quinta da Várzea, próximo da Ribeira de Meimoa. Próxima, surge uma fonte de mergulho com cobertura plana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção; séc. 19 - sofreu uma reconstrução; séc. 20 - entrou em ruína; 2006, Setembro - início de escavações arqueológicas na capela, com recolha de vários materiais de diferentes épocas, entre os quais uma ara romana e uma necrópole na zona envolvente.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito; madeira nas coberturas; telha.

Bibliografia

SILVA, Joaquim Candeias, O Concelho do Fundão através das Memórias Paroquiais de 1758, Fundão, 1993; Intervenção arqueológica na Capela de São Pedro, in Jornal do Fundão, 07 Dezembro 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luís Castro e Cláudia Alves 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login