Casa dos Gorjões / Casa da Família Gorjão

IPA.00001758
Portugal, Leiria, Porto de Mós, Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro
 
Casa nobre repetindo o modelo da "casa comprida", com fachada lisa animada pelo conjunto portal / janela com brasão de armas. A escadaria de acesso ao piso superior é o único elemento interior que se mantém da pré-existência.
Número IPA Antigo: PT021016110008
 
Registo visualizado 702 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular. Volume simples coberto por telhado de 4 águas; 2 registos separados por moldura e rematados por cunhais e cornija de cantaria. A fachada principal, virada para O, é rasgada a meio pela porta principal, encimada por janela de sacada com brasão de armas sobre a verga de arco segmentar; aos lados da porta principal rasgam-se por 2 portas de vão rectangular, intercaladas por óculos ovais com moldura lisa; no andar superior, 2 janelas de sacada alternam com janelas de guilhotina de vão rectangular moldurado. INTERIOR: Totalmente descaracterizado. O piso inferior, transformado em área de serviços administrativos, dá acesso, por escadaria de 1 lanço, a gabinetes onde funcionam alguns serviços da Câmara Municipal.

Acessos

Largo de São João, n.º 5 a 5D; Rua do Capitão António Cláudio

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 / Incluído na Área Protegida das Serras de Aire e Candeeiros (v. PT020615090027)

Enquadramento

Urbano. A S. do adro da igreja de São João (v. 1016110017), zona de habitações antigas e espaço ajardinado.

Descrição Complementar

Antes da intervenção o interior tinha no piso inferior uma zona de serviços que dava acesso, por escadaria de 1 lanço, com paredes em estuque marmoreado, ao salão nobre amplo e à sala de jantar, do lado oposto, com paredes revestidas com pinturas murais de motivos paisagísticos, campestres e marítimos e com uma representação do Palácio de Monserrate. As portas interiores eram encimadas por bandeiras.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: departamento municipal

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - vinda da família Gorjão para Portugal, oriunda de França; Séc. 19 / 20 - data de construção ou de reconstrução sobre estruturas seiscentistas, das quais não existem vestígios estruturais nem estilísticos (sobre a porta que abre para o jardim está gravada a data de 1630); 1987 - Despacho de 02 de Março, propondo a classificação de imóvel de interesse público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra, cantaria nos cunhais, cornija e molduras das janelas.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1955; FURRIEL, Francisco Jorge, Da Pré-História à Actualidade- Breve Monografia de Porto de Mós, Porto de Mós, 1999.

Documentação Gráfica

CMPM

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; CMPM

Documentação Administrativa

CMPM

Intervenção Realizada

CMPM: 1997 / 1998 - obras gerais de remodelação e reconstrução para adaptação ao novo uso.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

Cecília Matias 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login