Câmara Municipal de Alcaide

IPA.00017522
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Alcaide
 
Arquitectura política e administrativa, vernácula. Edifício de planta rectangular, de dois pisos, com fachada principal marcada por balcão, integrando-se na típica casa beirã. Vãos de perfil rectilíneo, dintelados. A zona inferior possui duas dependências, onde talvez funcionasse a antiga cadeira, e o superior uma sala ampla.
Número IPA Antigo: PT020504010240
 
Registo visualizado 242 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular, de volume único e disposição na vertical, com cobertura em telhado de duas águas. Edifício de dois pisos, com fachadas em cantaria com aparelho rústico e remates em cornija de betão e beiral. Fachada principal virada a O., sendo o acesso ao segundo piso feito através de balcão com sete degraus e guarda em lajeado de granito; no segundo piso, uma janela rectilínea, de duas folhas e porta em verga recta com aresta biselada, encimada por escudo real picado, com coroa, ladeado por duas esferas armilares; remate em empena. Fachada lateral esquerda virada a N., cega e a oposta tem, no primeiro piso, porta de verga recta, sobrepujada por janela com o mesmo perfil, tendo aresta biselada; remata em friso de betão. Fachada posterior adossada a construção. INTERIOR em cantaria aparente, com aparelho rústico, tendo, no primeiro piso, duas dependências com pavimento em tijoleira e tecto plano em madeira com vigas à vista; no segundo, uma dependência ampla, com pavimento em soalho e cobertura de madeira em perfil tripartido.

Acessos

Praça Joaquim Gil Pinheiro. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,132260, long.: -7,439297

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a edifício de habitação na fachada posterior. A principal abre para uma praça e as restantes confrontam com arruamentos. Próximo, localiza-se a Junta de Freguesia, a Capela do Mártir São Sebastião (v. PT020504010074) e a Casa de João Franco (v. PT020504010076). Adossado à fachada lateral direita, um banco de madeira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1515 - data de criação do concelho por D. Manuel e provável construção do imóvel; 1870 - passa a funcionar como escola primária; 1960 - o edifício foi abandonado, com a construção da nova escola; séc. 20, final - adaptação a museu e galeria de exposições.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, balcão, escadas, modinaturas, escudo, coroa e esferas armilares; argamassa nas juntas; madeira nos caixilhos, portas, coberturas e pavimento do segundo piso; betão no friso e cornija das fachadas; ferro; telha lusa; tijoleira no pavimento do primeiro piso; vidro simples nas janelas.

Bibliografia

SILVA, Joaquim Candeia, O Concelho do Fundão através das Memórias Paroquiais de 1758, Fundão, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMF; JFA

Intervenção Realizada

JFA: 1997 - restauro do telhado e segundo piso; 1999 - restauro do piso inferior.

Observações

Autor e Data

Luís Castro e Cláudia Alves 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login