Mercado D. Pedro V / Mercado Municipal

IPA.00017409
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
 
Arquitectura civil, oitocentista. Mercado municipal do qual de destaca o Pavilhão do Peixe, considerado excelente exemplar da estética do ferro.
Número IPA Antigo: PT020603170106
 
Registo visualizado 212 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Mercado    

Descrição

MERCADO: planta longitudinal, composta por um sector geral de diversos pavilhões, a O., e pelo pavilhão do peixe a E.; volumes articulados, dispostos horizontalmente; muro envolvente, rasgado a O. por 2 portões de ferro e um outro a N., junto ao pavilhão do peixe, possuindo ainda acesso do lado da Alta através de porta e escadas. PAVILHÃO DO PEIXE: planta centralizada, quadrangular, volume simples, cobertura exterior em folhas de zinco, com clarabóia central levantada acima da estrutura de ferro que suporta toda a cobertura; fachada principal a E. com 11 panos divididos por pilastras, rasgado o do meio por portão de arco abatido; o alçado complementar é simétrico, o mesmo se passando com os laterais, sem aberturas mas igualmente marcados pelas pilastras; 2 registos distintos definem o pé-direito do imóvel, sendo o inferior de parede rebocada e pintada e rematado por cornija, e o superior, de altura mediana, aberto ou parcialmente envidraçado. INTERIOR: espaço amplo, de corredores centrais em cruz a partir dos quais de dispõem as bancas de venda; 4 colunas de ferro, marcam ao centro os pontos de elevação da clarabóia.

Acessos

Rua Nicolau Rui Fernandes

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica no vale junto à inclinada encosta da Alta pelo lado do Corpo de Deus e colina de Montarroio, na subida de Santa Cruz para a Pç. da República, a meio do percurso, com frente para o largo que antecede o início da Av. Sá da Bandeira, na proximidade de importantes edifícios públicos nomeadamente o dos Correios, Manutenção Militar, Escolas e Polícia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: mercado

Utilização Actual

Comercial: mercado

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto Augusto de Carvalho da Silva Pinto (Pavilhão do Peixe)

Cronologia

1867 - construção do mercado municipal; 1899 - a edilidade encomenda ao Arquitecto Silva Pinto o projecto de um mercado público para substituír o anterior; 1902 - o arquitecto apresenta o projecto definitivo do Pavilhão do Peixe; 1908, 8 de Março - inauguração do pavilhão que leva 7 anos a ser erguido, todo em tijolo, ferro e vidro, segundo o modelo internacional; nesse ano, a Câmara encarregaria Silva Pinto do projecto de reforma total do Mercado D. Pedro V (ANACLETO e POLICARPO, 1991); 1937 - António Varela realiza novo projecto para o velho mercado (PEDREIRINHO, 1994); 1993 - a autarquia aprova um ante-projecto de remodelação, que todavia seria abandonado; 1999 - é aprovado o projecto definitivo do novo Mercado D. Pedro V, salvaguardando o Pavilhão do Peixe; 2000, Outubro - início das obras de construção do novo mercado e de recuperação / conservação do pavilhão do peixe.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Tijolo, ferro e vidro

Bibliografia

ANACLETO, Regina e POLICARPO, Isabel, O Arquitecto Silva Pinto e a Universidade de Coimbra, in Universidade(s). História, Memória, Perspectivas, vol. 2, Coimbra, 1991; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos, Porto, 1994; Diário As Beiras, 20 de Março de 1999; Público, 15 de Outubro de 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMC; IPPAR: DRC

Intervenção Realizada

CMC: 2000 - obras de recuperação / conservação / remodelação

Observações

Autor e Data

Francisco Jesus 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login