Edifício do Banco Sotto Mayor / Edifício do Banco Millennium BCP

IPA.00017353
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
 
Casa abastada eclética, de dois pisos, com águas-furtadas, de planta regular em gaveto, sendo adossado lateralmente a edifícios. Remata numa espécie de platibanda estilizada.
Número IPA Antigo: PT021009120096
 
Registo visualizado 65 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício que se desenvolve em "U", com os dois ângulos curvos, dois pisos e águas-furtadas, rematando em cornija e platibanda constituída por elementos isolados em flor-de-lis estilizada. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por friso que separa os dois pisos na horizontal, sendo circunscritas por cunhais e embasamento simples. Fachada principal virada a NE., rasgada no piso térreo por cinco vãos em portas de arco de volta inteira; no 1º piso encontram-se quatro janelas em arco de volta inteira protegidas por guardas em ferro forjado e, ao centro, duas portas geminadas sobrepostas por um elemento decorativo relevado (em forma de brasão estilizado) que abrem para uma varanda ondulada, com base em gomos relevados e gradeamento em ferro forjado; no topo encontra-se uma janela de águas-furtadas em arco de volta inteira com guarda em ferro forjado e estrutura rematada por cornija em ângulo agudo. Fachada lateral esquerda rasgada no piso térreo por cinco vãos iguais, em portas de arco de volta inteira com bandeira circular envidraçada; no 1º piso encontram-se cinco janelas em arco de volta inteira protegidas por guardas em ferro; no topo encontram-se janelas de águas-furtadas semelhantes às anteriores. Ângulo com porta térrea em arco de volta inteira encimada por pequena varanda semicircular com base em gomos relevados com varandim rendilhado em ferro forjado; no topo uma janela de águas-furtadas. No outro ângulo a parede do piso térreo encontra-se revestida por mosaicos em tons rosa, sendo a porta em arco de volta inteira mais larga e encimada por pequena varanda semicircular com base em gomos relevados com varandim rendilhado em ferro forjado; no topo fica uma janela de águas-furtadas. Fachada lateral direita rasgada no piso térreo por vãos em portas de arco de volta inteira (algumas em madeira pintada de azul com bandeira circular envidraçada e protegida por gradeamento em ferro forjado), interrompidos por vitrinas de lojas rectilíneas; no 1º piso encontra-se uma sucessão de janelas em arco de volta inteira protegidas por guardas em ferro forjado; no topo estão quatro águas-furtadas com vão oval e telheiro de duas águas, três delas com protecção frontal em madeira rendilhada pintada de azul.

Acessos

Praça Rodrigues Lobo, n.º 59 a 64; Largo 5 de Outubro de 1910, nº 28 a 35; Rua D. Dinis

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Leiria (v. PT021009120002) / Capela de São Pedro (v. PT021009120001)

Enquadramento

Urbano, adossado, forma gaveto; à sua frente encontra-se o Edifício Zúquete (v.PT021009120095) e à direita o edifício no Lg.5 de Outubro (v.PT021009120074). É também enquadrado pelo Banco de Portugal (v.PT021009120050) que se desenvolve na mesma frente de rua. A NO. Próximo estão a Casa da Diocese (v.PT021009120072), a Casa Parreira (v. PT021009120097) e uma casa na R. Acácio Paiva (v.PT02100912009).

Descrição Complementar

Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cantarias (molduras dos vãos, pilastras, cornijas, frisos, cunhais, embasamentos); MARCENARIA: portas e elementos decorativos de três janelas de águas-furtadas pintados de azul-escuro; METAL: varandins e varandas, aberturas em portas e sobreportas (rosáceas) em ferro forjado, trabalhado e rendilhado; MOSAICO: revestimento de parede no piso térreo entre as montras de uma loja em tons de castanho.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Serviços: banco / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - construção do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cantaria (molduras das portas, janelas e óculos ovais, pilastras, cornijas, frisos, cunhais, embasamentos e elementos arquitectónicos decorativos em relevo, elementos isolados a formar uma espécie de platibanda); mármore (revestimento de parte de parede no piso térreo que envolve a montra de uma loja); mosaico (revestimento de parede no piso térreo entre as montras de uma loja); ferro forjado (varandins do 1º piso, varandas semicirculares nas esquinas do 1º piso, varanda curvilínea de portas geminadas do 1º piso, rosáceas sobre portas e protecção de vidros das mesmas, do piso térreo); alumínio (janelas, portas, sobre-portas); madeira (portas, elemento decorativo de três janelas de águas-furtadas); vidro simples (janelas, portas, montras); cobertura exterior em telha.

Bibliografia

CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, volume III, Leiria, 2ª edição revista e aumentada, Edição da Câmara Municipal de Leiria, 1993; ZÚQUETE, Afonso, Monografia de Leiria. A Cidade e o Concelho. 1950, Leiria, 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMLeiria

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, anos 90 - obras gerais de beneficiação: substituição da cobertura, pinturas e caixilharias.

Observações

O actual Largo Cinco de Outubro de 1910 (desde 10 de Outubro de 1910) corresponde ao antigo Rossio, mais tarde Campo de D. Luís I (1877).

Autor e Data

Cecília Matias 2003 / Ana Lemos (CMLisboa) 2007

Actualização

Cecília Matias 2008
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login