Casa do Morgado da Índia / Centro de Acolhimento Temporário da Associação de Apoio à Criança

IPA.00017263
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa manuelina e maneirista de planta irregular composta por vários corpos dispostos em torno de estreito pátio interior, de raiz quinhentista, ainda com alguns elementos manuelinos, bastante simples, como é o caso do portal e do nicho do salão principal. Conserva também alguns vãos com chanfro, desta época, visíveis na fachada posterior. Na fachada principal surgem vãos resultantes da reforma maneirista, em verga recta, rematados por cornija recta. No pátio interior, com acesso por túnel, desenvolve-se escadaria de granito com arranque volutado, comunicante com varanda alpendrada, com guarda de madeira tosca. Primeiro piso com lojas e segundo com salas, quartos e cozinha. Numa das salas surgem conversadeiras. Os vários corpos desenvolvem-se em torno de estreito pátio interior, a partir do qual se faz o acesso às várias divisões.
Número IPA Antigo: PT010308340128
 
Registo visualizado 234 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta irregular composta por vários corpos dispostos em torno de estreito pátio interior, de desenvolvimento longitudinal. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas de dois registos, rematadas por cornija sob beiral, na fachada principal, e unicamente em beiral, nas restantes fachadas. Fachada principal em alvenaria de granito, de aparelho regular, voltada a O. rasgada no primeiro registo por cinco portas, a principal de maiores dimensões, de acesso a túnel que comunica com o pátio interior, em arco pleno com duas estreitas arquivoltas sobre bases decoradas, e as restantes de verga recta. Segundo registo com três janelas de sacada rematadas por cornija recta, com sacada sobre modilhões e guarda em ferro forjado. Apenas as duas janelas do lado esquerdo encontram-se alinhadas com as portas. Fachada lateral S., em alvenaria de granito irregular, com gateiras, rectangulares, no registo inferior inferior, e uma janela, rectangular, com moldura em capialço, no superior. Fachada posterior a E. com panos em taipa rebocada e pintada de branco aberta por vãos de verga recta. Fachadas voltadas ao pátio parcialmente em alvenaria de granito, em alguns panos com pintura a branco, e em taipa pintada de branco, com molduras dos vãos pintadas a vermelho. Abertura de vãos irregular. Fachada S. com varanda corrida alpendrada com guarda de madeira tosca, com acesso por escadaria de granito de três lanços divergentes, com patamares intermédios, guarda plena de granito e arranque volutado. INTERIOR com lojas e espaços para arrumos, no primeiro piso, com diversos acessos, quer através da fachada principal, quer do túnel, quer do pátio. A loja principal, com pavimento em terra batida, tem porta em arco abatido para o quintal. No segundo piso, com acesso exterior pela escadaria do pátio, situam-se salas, quartos, cozinha e casa de banho. A sala principal, voltada à fachada principal, tem um armário embutido com portadas de madeira que esconde moldura quinhentista, de arco contracurvado e decoração vegetalista. A sala voltada ao quintal possui conversadeiras na janela. As paredes são algumas em granito, outras rebocadas e pintadas, com pavimentos em soalho e tectos de madeira, com o travejamento à vista.

Acessos

Rua de Santa Maria; Praça de Santiago

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101), na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016) e na Zona Especial de Proteção Conjunta da Colegiada de Guimarães (v. PT010308340007), da Padrão comemorativo da Batalha do Salado (v. PT010308340025) e dos Paços Municipais de Guimarães (v. PT010308340014)

Enquadramento

Urbano, adossada em banda, com a fachada principal voltada em parte para a Praça de Santiago. Fronteiro à fachada posterior, surge grande quintal delimitado pela cerca medieval, com acesso por logradouro junto à fachada lateral S.. Na proximidade, ergue-se a Casa do Arco (v. PT010308340196), a Câmara Municipal de Guimarães (v. PT010308340108) e a Biblioteca Raúl Brandão (v. PT010308340122).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Assistencial: associação de beneficência

Propriedade

Privada: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 19 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Ana Margarida Simões Morais (2008)

Cronologia

Séc. 16 - edificação da primitiva casa; séc. 17 - remodelação da casa, incluindo uma reorganização da fachada principal, com colocação de três janelas de sacada; séc. 19 - abertura de vãos rectangulares no primeiro registo da fachada principal; construção de uma varanda na fachada posterior; 2008 - obras de recuperação do edifício; 22 Novembro - menção honrosa relativa ao Prémio Nacional de Arquitectura "Alexandre Herculano", na categoria Intervenção em Edifícios.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, escadaria, pavimento do pátio, elementos decorativos, em granito; paredes divisórias, em taipa de fasquio; portas, janelas, pavimentos do piso superior, tectos e varanda, de madeira; pavimentos das lojas em terra batida; sacadas da fachada principal, de ferro forjado; cobertura exterior em telha cerâmica de canudo.

Bibliografia

ROCHA, Helder, Efemérides Vimaranenses, vol. 2, Guimarães, 1998, p. 48; AFONSO, José, Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do Centro Histórico e sua envolvente in www.cm-guimaraes.pt, 16 Dezembro.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMG: 2001 - Projecto de recuperação da casa para instalação da Associação de Apoio à Criança.

Observações

Autor e Data

António Dinis e Ana Pereira 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login