Capela de São Bento

IPA.00017243
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura religiosa, barroca, neoclássica e popular. Capela alpendrada, de planta centralizada, octogonal. Fachadas simples, sendo a principal rematada por frontão de volutas, interrompido por nicho, ladeado por aletas. Interior coberto por tecto de estuque facetado, com retábulo neoclássico, com painel pintado de cariz popular.
Número IPA Antigo: PT010303410124
 
Registo visualizado 1400 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, composta por nave única octogonal, e alpendre quadrangular adossado à fachada principal. Volumes escalonados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas na nave e três águas no alpendre. Fachadas rebocados e pintados de branco, com estreito embasamento, cunhais apilastrados toscanos, rematadas por cornija sob beiral. Fachada principal, voltada a N., rematada por frontão de volutas, interrompido por nicho de remate trilobado, fechado por vidro, com imagem de São Bento, ladeado por aletas decoradas e rematado por cruz sobre acrotério. É rasgada por portal moldurado, recortado superiormente. Alpendre sustentado por quatro colunas, de secção circular, sobre base prismática, com pavimento em lages de granito e cobertura interior em telha vã. A fachada lateral, voltada a O., rasgada em cada pano por janelão recortado superiormente. INTERIOR com cobertura tecto de estuque pintado, facetado, com cartelas alusivas à paixão. Pavimento em lajes de cantaria. Paredes integralmente forradas de azulejos de padrão industriais recentes. Do lado de Evangelho, porta de comunicação com o Hospital de São Marcos. Parede testeira com retábulo de talha policromada a branco e azul, com decoração marcada a dourado. Planta côncava, um só eixo rematado por composição com cartela circular ao centro, decorada por motivos fitomórficos. Painel central pintado, representando São Bento, Nossa Senhora da Luz e São Bernardo. Altar em forma de urna. O retábulo é ladeado por mísulas de talha com policromia igual ao retábulo, com imaginária e ex-votos.

Acessos

Rua de São Bentinho; Rua dos Falcões

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Tanque e Quintal do Ídolo, Hospital de São Marcos e Palácio do Raio (v. PT010303420004, PT010303410018, PT010303420019)

Enquadramento

Urbano, adossada à fachada O. do edifício do Hospital de São Marcos, no encontro da Rua de São Bentinho com a Rua dos Falcões. O quarteirão integra algumas casas seiscentistas e setecentistas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: André Soares (atr.); PINTOR: António Neto (pintura de São Bento).

Cronologia

Séc. 18, meados - Provável edificação da capela a expensas dos devotos de São Bento da Porta Aberta, no local onde existia um antigo cruzeiro; 1755 - benzida por provisão do Arcebispo de Braga, D. José de Bragança; séc. 19 - provável construção do alpendre e colocação do retábulo-mor

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Estrutura, elementos decorativos, cunhais, cornijas, colunas de suporte do alpendre, molduras e pavimentos em granito; gradeamento da porta e janelas, em ferro; portas, janelas, estrutura do telhado e retábulo em madeira; revestimento das paredes interiores em azulejos industrial; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

COSTA, Luis, Braga. Roteiro Monumental e Histórico do Centro Cívico, Braga, 1985, p. 38; Santa Casa da Misericórdia, in Diário do Minho, 28 Outubro de 2006, p. 3.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

SCMB: 1994 - Obras de conservação geral

Observações

Autor e Data

António Dinis / Ana Pereira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login