Casa na Praça Conde de Agrolongo, n.º 115

IPA.00017236
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Casa de construção seiscentista, com planta rectangular e fachadas evoluindo em dois pisos, a principal rematada em friso e cornijara e sgada por vãos retilíneos, de moldura terminada em cornija, tendo balcão com dupla escadaria e patim alpendrado sustentado por colunelos, tendo inferiormente vão de passagem. Trata-se de um dos últimos exemplares, existentes na cidade de Braga, de casa seiscentista com escadaria voltada para a rua pública, com arco de passagem que acentua a sua tipologia e alpendre sustentado por dois colunelos. No interior destaca-se o espaço delimitado por quatro arcos abatidos a ladear pátio central lajeado, com escadas de pedra de acesso ao segundo piso.
Número IPA Antigo: PT010303410108
 
Registo visualizado 471 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, , volumetria de dominante horizontal, com cobertura em telhados de duas e três águas. Edifício de dois pisos com fachada principal voltada a S., rebocada e pintada de branco, definida por cunhal apilastrado e rematado por cornija de pedra, sob beiral saliente, organizada por vãos rectangulares com cornijas rectas, marcada por dupla escadaria de granito, com arranques volutados, vão de passagem no priemeiro piso e patamar no segundo, coberti por alpendre sustentado por dois colunelos. Fachada posterior em cantaria e reboco, abrindo para o quintal, com vãos rectangulares e escada de pedra de dois lanços para acesso ao segundo piso. INTERIOR conjugando panos rebocados e pintados de branco e azul, com paredes de cantaria, paredes em aparelho "mixtum vittatum" e outros elementos arquitectónicos de granito, na organização das salas de convívio, salões de dança, bar e casas de banho. Em posição central, espaço delimitado por quatro arcos abatidos a ladear pátio central lajeado a granito, e coberto por tecto de betão, com escadas de pedra de acesso ao segundo piso. Numa das salas lavabo com taça circular, bica fitomórfica e reservatório embebido na caixa murária. As restantes divisões possuem pavimento em tijoleira e madeira e coberturas em madeira e tecto forrado e pintado de branco.

Acessos

São João do Souto, Rua do Conde de Agrolongo, n.º 115

Protecção

Categoria: IIP - imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª Série, nº 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, adossado, situa-se no extremo NO. do Campo da Vinha *2, em pleno centro histórico de Braga (v. PT010303070088). Ladeada pelo edifício do antigo Convento do Pópulo (v. PT010303410031), contígua à Casa dos Maciéis Aranhas (v. PT010303410026), e adossada à Casa nº 116 (v. PT010303410036), abre para um amplo terreiro, lajeado e relvado, com a estátua do Marechal Gomes da Costa, ao centro. A casa possui um comprido quintal, com tanque de pedra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Construção da casa; 1993 / 1997 - depois de sofrer obras de adaptação dos interiores abre ao público, funcionando como bar.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito; portas, tectos e janelas em madeira; paredes interiores em cantaria de granito, aparelho "mixtum vittatum" de granito; azulejos na casas de banho; pavimentos de tijoleira, lajes de granito e cubo de calcário; grade de ferro nas janelas e nos vãos voltados ao pátio central.

Bibliografia

PEREIRA, Ana Maria Magalhães de Sousa, Da Casa Grande da Rua dos Pelames à Casa Nova da Rua de Dom Gualdim, vol. 1, Porto, 1997, p. 87; vol. 2, p. 132.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1993 / 1994 / 1995 / 1996 / 1997 - recuperação e adaptação do interior da casa.

Observações

*1 - DOF: "Residências (2) anexas à Casa Maciéis Aranhas". O edifício foi classificado conjuntamente com a Casa na Praça Conde de Agrolongo, n.º 116 (v. IPA.00000045). *2 - Grande praça, extra-muros, aberta no séc. 16 pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994 / António Dinis / Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login