Capela de São Lázaro

IPA.00017175
Portugal, Braga, Guimarães, Creixomil
 
Arquitectura religiosa, maneirista e neoclássica. Capela de planta rectangular, transversal, composta por nave única rectangular e sacristia rectangular adossada, à fachada posterior. Portal principal simples, moldurado, rematado por entablamento com beiral. Cobertura interior em abóbada de berço de madeira, com retábulo neoclássico a preencher integralmente a parede testeira.
Número IPA Antigo: PT010308130088
 
Registo visualizado 192 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta transversal, composta por nave única rectangular e sacristia rectangular adossada, à fachada posterior. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas em telhado de duas águas na nave e uma água na sacristia. Fachadas em cantaria de granito, rematadas por cornija sob beiral. Fachada principal voltada a N., rasgada por portal de verga recta com moldura em "papo de rola", com inscrição no lintel encimada por cornija recta suportando beiral. Ladeiam-na duas janelas rectangulares gradeadas, sendo a da direita mais pequena, e sobrepujando esta, ao nível do telhado, sineira de duas ventanas em arco de volta perfeita, com remate em empena encimado por acrotério, com cruz de ferro. Fachada posterior possuindo, ao nível da nave, janela rectangular e porta em arco de volta perfeita, com chanfro e entaipada e, na sacristia, porta rectangular. No INTERIOR, nave coberta por abóbada de berço em madeira pintada de azul, com pavimento em taco de madeira. Paredes rebocadas e pintadas de branco, com lambril. Coro-alto de madeira, assente em mísulas de pedra, com guarda em balaustrada de madeira, com pequeno corredor de acesso ao púlpito. Do lado do Evangelho, portal protegido por guarda-vento, ladeado por pia de água benta e mísula com imaginária. Do lado da Epístola, porta rectangular de acesso à sacristia, púlpito quadrangular em talha policroma com marmoreados a castanho, amarelo e verde, com decoração pontuada a dourado, assente em base piramidal em talha, com guarda plena, nicho trilobado com a imagem da padroeira, e mísula com a imaginária. Parede testeira integralmente preenchida pelo retábulo-mor, de planta recta, três eixos, sendo o central rematado por grinalda. Tribuna em arco de volta perfeita, com o fecho demarcado, enquadrado por colunas de ordem coríntia, demarcadas no terço inferior e pilastras estriadas, com peanhas com imaginária. Banqueta com sacrário encimado pelo Crucificado. Eixos laterais com peanhas com imaginária, encimadas por baldaquino. Altar recto. Sacristia com acesso ao exterior e à escada que conduz ao coro-alto.

Acessos

Rua D. João I

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) / Incluído na Zona Especial de Proteção do Padrão de D. João I (v. PT01030860012)

Enquadramento

Urbano, ribeirinha, passando junto à fachada posterior a Ribeira de Couros, adossada a edifícios contiguos, na fachada correspondendo à cabeceira, e na oposta. A preceder a fachada principal, abre-se pequeno largo empedrado, onde se ergue o Padrão de D. João I. A E. existe o conjunto habitacional denominado "Ilha dos amores".

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: inscrição gravada no lintel do portal principal, com os sulcos pintados de preto; sem moldura nem decoração; tipo de letra: capital quadrada; granito; leitura: ESTA IGREJA SE FEZ NO ANO DE 1600.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Emsamblador: Jerónimo Fernandes.

Cronologia

1600 - Edificação da capela, segundo inscrição no lintel do portal principal; 1607 - Jerónimo Fernandes, ensamblador, terá lavrado um retábulo; 1681 - por alvará do Príncipe Regente, o hospital e a gafaria, que funcionavam anexos a esta capela, passaram para a administração da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura e sineira, em granito; reboco nas paredes interiores; portas, escada de acesso à capela-mor, coro-alto, púlpito, retábulo, pavimentos e tectos, em madeira; ferro, nas grades das janelas; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978, pp. 28 - 29; ALVES, José Maria Gomes, Património Artístico e Cultural de Guimarães, Guimarães, 1981, pp. 161 - 164; CALDAS, Pe. António José Ferreira, Guimarães Apontamentos para a sua História, Guimarães, 1996, p. 356; MACHADO, Túlia C. Fernandes, Capelas de Guimarães, vol. I, Guimarães, 1996, pp. 30 - 34.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Esta capela tinha, antigamente, junto de si, o seu hospital ou gafaria, administrado pela Câmara da vila, que cobrava alguns foros e rendas, que anualmente arrematava (CALDAS 1996, 356); *1 - o pavimento do coro-alto encontra-se cheio de buracos.

Autor e Data

António Dinis 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login