Fonte do Campo da Feira

IPA.00017172
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura de infraestrutura, neoclássica. Fonte de espaldar, com bicas florais, enquadrada por pilastras e decoração de urnas no remate. Posteriormente surge lavadouro público com extenso tanque em granito e cobertura em estrutura de ferro.
Número IPA Antigo: PT010308630115
 
Registo visualizado 262 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de espaldar rectangular, em granito, com lavadouro separado, desenvolvido posteriormente, no sentido SO. / NE. O espaldar é enquadrado por pilastras sobrepostas toscanas, com duas bicas em forma de florão e remate em entablamento, encimado por pequeno espaldar recortado ladeado por pequenas urnas e ao centro outra urna, de maiores dimensões. Tanque recortado e estreito. O lavadouro apresenta comprido tanque em granito, com água encanada, ao centro, coberto por chapa de zinco, a duas águas, sobre estrutura de ferro, suportada por muro em alvenaria de granito, do lado esquerdo e pilaretes, sobre plintos de granito, do lado direito. Deste lado corre passeio calcetado, que separa o lavadouro do ribeiro, que passa por debaixo da fonte e é enquadrado por guias de granito, com divisão central de água e pontão de granito.

Acessos

Largo da República do Brasil

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, isolado, virado a pequeno jardim com a estátua de Ramalho Ortigão, que comunica com extenso largo ajardinado, junto ao ribeiro do Selho, na proximidade do centro histórico. A SE. encontra-se a Igreja dos Santos Passos (v. PT010308630048) e no extremo oposto o Museu Alberto Sampaio (v. PT010308240007).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz / Saúde: lavadouro público

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - Construção da fonte.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Espaldar, elementos decorativos, tanques, plintos dos pilaretes de suporte da cobertura do lavadouro, guias e pontão, em granito; estrutura da cobertura do lavadouro em ferro; cobertura do lavadouro em chapa de zinco.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno - Dicionário, vol. 3, Lisboa, 1874, p. 368.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login