Fonte dos Galos

IPA.00001707
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura civil pública, seiscentista. Fonte seiscentista de espaldar rectangular, com bica carranca e decoração em baixo-relevo. Pia sub-circular.
Número IPA Antigo: PT010303420099
 
Registo visualizado 406 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de espaldar rectangular, em cantaria, com aparelho pseudo-isódomo, integrado em muro de aparelho irregular. Na parte inferior, ao centro, possui bica carranca com mascarão envolvido por enrolados e motivos vegetalistas, sobrepujada por baixo-relevo representando dois galos afrontados, encimado pela inscrição "EXPENSIS PVBLICIS ANNO / 1639", gravada. A água jorra para pequena pia sub-circular, pouco profunda, obtida pela disposição das lajes do pavimento.

Acessos

Lugar dos Galos; Rua dos Barbosas

Protecção

Enquadramento

Urbano, integrado no paredão que bordeja a margem esquerda do rio Este e que serve de muro de suporte à R. dos Barbosas, num dos extremos do pontilhão dos Galos. Integra um dos mais pitorescos recantos da cidade de Braga embelezado pelas levadas e diversos moinhos *1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: fonte

Utilização Actual

Hidráulica: fonte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1639 - Construção a expensas do público.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de granito; bica tubular de ferro.

Bibliografia

BELLINO, Albano, Inscripções e letreiros da cidade de Braga e algumas freguezias rurais, Porto, 1895, p. 143; OLIVEIRA, Eduardo Pires de, A Paróquia de São José de São Lázaro (1747 - 1997), Braga, 1997, pp. 227 - 232, Fig. 231.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Neste local, aproveitando a existência de uma nascente de águas férreas chegou a funcionar, no século passado, um estabelecimento balnear. A água desta fonte considerada, antigamente, uma das melhores de Braga encontra-se, actualmente, imprópria para consumo.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login