Capela da Senhora dos Remédios

IPA.00016558
Portugal, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, União das freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta quadrangular simples, apresentando duas fachadas simétricas com portal de vão recto, encimado por volutas e interior com cobertura de madeira em masseira, pintado em "trompe l'oeil". Capela que segue, na fachada principal, o esquema de outras capelas coevas do distrito, tendo a particularidade de apresentar duas fachadas iguais, com duplo portal axial e decoração semelhante. No interior conserva cobertura e friso pintados, com cenas sagradas.
Número IPA Antigo: PT010404020056
 
Registo visualizado 102 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta simples, quadrangular, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinzento, flanqueadas por cunhais apilastrados encimados por pináculos galbados em forma de pinhas e remates em friso e cornija. Fachada principal recta, rasgada por portal de verga recta, rematando em friso e cornija, com duas volutas que centram cruz latina sobre plinto relevado volutado, ladeada por janelas rectilíneas; sobre a cornija, sineira de volta perfeita, assente em impostas com remate recortado em volutas e cruz. Fachadas laterais cegas e a posterior é exactamente igual à principal, mas sem sineira. INTERIOR rebocado e pintado de branco, rematadas por friso de 18 caixotões em madeira pintados, orlados em dourado e historiados, contendo, cada um, composição com representações da Vida de Cristo; pavimento em lajes de granito, integrando lajes de xisto e cobertura de madeira pintada a azul e vermelho, com motivos decorativos vegetalistas, arquitecturas fingidas e grotescos, em masseira, com florões nos ângulos. Altar central, encimado por trono dourado, decorado com volutas e acantos, organizado em torno de coluna no eixo, ladeada por duas figuras de anjo e encimada por cruz com as imagens de Cristo e da Virgem.

Acessos

Freixo Espada Cinta, Avenida Guerra Junqueiro

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, flanqueado de ambos os lados por vias e apresentando amplo espaço fronteiro delimitado por muro e que alberga dois pequenos nichos térreos devocionais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2.º quartel - época provável de construção, não sendo mencionado em documento de 1721, assinado por Valentim Varejão Pimentel, escrivão da Câmara; 1758 - referida nas Memórias Paroquiais como estando situada nos subúrbios.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito e xisto na estrutura; telha; vidro simples, ferro fundido, madeira pintada.

Bibliografia

PINTADO, Francisco António, De Freixo a Freixo de Espada-à-Cinta. Notas de Monografia, vol. I, Bragança, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMFEC: 1996 - recuperação do telhado; 1998 - pintura das paredes.

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues e Alexandra Cerveira 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login