Igreja de São Salvador
| IPA.00001599 |
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) |
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Igreja românica, manuelina, maneirista e barroca, de três naves de raiz românica de que mantém parte da fábrica inicial patente no portal de 3 arquivoltas de arco pleno, com semelhanças formais e decorativas com o da Sé Velha (v. 0603020007), inscrito num alfiz pétreo rematado por cornija sobre cachorros vegetalistas, antropomórficos e zoomórficos, inseridos na corrente introduzida pelos mestres franceses em Coimbra e seguida pelos construtores locais, podendo aqui ser observado o românico regional no seu desenvolvimento estrutural e decorativo (CORREIA, 1947), nomeadamente nos suportes constituidos por colunas simples e pilares com meias-colunas com capitéis vegetalistas de folhas e colchetes, e zoomórficos. A solução da cobertura em tecto de masseira é próxima da usada na Igreja da colegiada de Santiago ( v.0603190008 ). Capela manuelina com cobertura abobadada de cruzaria de ogivas de 2 tramos sobre mísulas vegetalistas e com bocete heráldico. Absidíolo N. maneirista com cobertura de abóbada de berço em caixotões e retábulo pétreo de S. Marcos de tipo arquitectónico. Nas restantes capelas retábulos de talha dourada de estilo nacional e rococó. A armação de madeira que suporta o coro alto contém parte da estrutura primitiva de notável técnica construtiva apresentando áreas policromadas genuínas, de gramática decorativa que conjuga elementos vegetalistas e grutescos, passíveis de serem datados do período manuelino, sem precedentes tipológicos no territótio nacional. |
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Número IPA Antigo: PT020603250007 |
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Registo visualizado 1988 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja
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Descrição
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Planta retangular irregular, composta pelo corpo da igreja, cabeceira tripla de topos rectilíneos, capela de São Brás quadrangular, capela dos Barros, Sacristias e anexos rectangulares. Não coincidência exterior/interior. Massa horizontalista de volumes articulados, com cobertura diferenciada de telhados de 2 águas sobre a nave central e ábside, de 1 água sobre as naves laterais, absidíolos e 1ª Sacristia, e de 3 nas capelas laterais e 2ª Sacristia. Frontispício orientado de 2 registos bem marcados, o 1º é saliente, com pano central de cantaria e laterais rebocados delimitados por cunhais, e rematado por cornija sobre cachorrada de temática vegetalista, zoomórfica, antropomórfica (no pano central) e geométrica (nos panos laterais); ao centro rasga-se portal profundo em arco rebaixado enquadrado por grande arco pleno de 3 arquivoltas reentrantes molduradas: a exterior, apoiada nas impostas, é decorada com 2 ordens de folhas de acanto estilizadas contrapostas; as seguintes são desprovidas de decoração, sobre 2 colunas de cada lado, com fustes truncados, a interior do lado esquerdo é facetada e preenchida com vieiras e rosetas circulares, e todas têm com capitéis vegetalistas com palmetas e colchetes; panos laterais vazados por pequenos óculos tetralobados; volvido a S. pano estreito com pequena janela rectangular; 2º registo: corpo recuado tendo no pano central, em ressalto, janelão em arco rebaixado sobreposto por nicho vazio sob pequena cornija recortada; remate em empena angular de volutas com cruz terminal; panos laterais delimitados por cunhais e vazados por janelas em arco rebaixado; rematados por pequenas aletas simples. À direita pano da 1ª Sacristia, baixo, com porta de moldura rectangular encimada por janela gradeada, de moldura idêntica. Fachada S.: no 1º registo pano da 1ª Sacristia com porta de arco rebaixado, à esquerda, e um vão transversal; remate em beiral; pano da capela dos Barros, mais alto, com janela de moldura rectangular a O., delimitado por cunhais e com contraforte de secção poligonal a meio da caixa murária, onde são visíveis uma fresta e um vão entaipados; remate em cornija; pano da 2ª Sacristia com 2 janelas em arco rebaixado; remate em beiral; no 2º registo pano da nave lateral, cego, com remate em cornijas; segue-se pano de edifícios particulares de 3 pisos. Fachada posterior: flanqueada e adossada a edifícos particulares sendo visível o pano da ábside com pequena janela de moldura rectangular e parte dos cunhais; remate em empena angular. Fachada N.: adossada a edifício particular de 2 pisos, sendo apenas parcialmente visível a parte superior da caixa murária do corpo da igreja e ábside com remate em cornija, sobre os telhados daquele, e parte dos panos da cabeceira, com janelas rectangulares, no interior do próprio edifício. INTERIOR: 3 naves com 4 tramos definidos por arcos plenos com apoios diferenciados sobre um pavimento desnivelado, ascendente para E. e provido de 2 degraus em plataforma; as paredes são revestidas por grandes painéis de azulejos figurativos azuis e brancos, em 2 registos, com cenas bíblicas, identificadas com legendas, e emblemas eucarísticos, envoltos por cercaduras com volutas anjos e atlantes, superiormente recortadas; o 1º tramo é ocupado pelo coro-alto com varanda de balaústres de madeira, iluminado por 3 janelas em arco pleno com cercaduras de azulejos azuis e brancos, e suportado por uma estrutura de barrotes terminados em pequenos cachorros onde se apoiam tábuas transversais; esta armação patenteia na zona central (original) restos de policromia em motivos geométricos, vegetalistas (folhas dispostas em escamas), grutescos e figuras antropomórficas; na parede O. do sub-coro a porta principal, inscrita num vão sobrepujado pequeno arco diafragma de extradorso rectilíneo, e 2 laterais, altas, em arco rebaixado com ressalto, que abrem para pequenos espaços de arrumo providos de janelas; o coro-alto interrompe em altura as meias-colunas encaixadas na parede O. e o 1º par de colunas que suportam os arcos, lisas, com capitéis de ábaco muito saliente, decorados com motivos vegetalistas estilizados, semelhantes ao 2º par, sendo o 3º apoio, sobre degrau, constituído por pilares de secção rectangular com 2 meias-colunas laterais, com capitéis de folhas e colchetes, e o último por meias-colunas sobre plinto alto, prismático, tendo o capitel da esquerda motivos vegetalistas e zoomórficos. Na parede N. abrem-se sucessivamente 1 porta de moldura rectangular para um desvão, contendo escada e instalações sanitárias, um nicho em arco pleno de extradorso recortado e, sobre plataforma, arco pleno apoiado em pilastras estriadas da capela de São Brás *1, com silhar de azulejos e em cujas paredes laterais se abrem 2 portas de moldura rectangular antecedidas de degraus, a da direita entaipada e a da esquerda de acesso a escada para o coro-alto, e 2 janelas em arco rebaixado igualmente entaipadas; no pavimento 2 sepulturas com inscrições diante do altar com retábulo de estrutura cenográfica de talha dourada, polícroma e marmoreada com 2 pares de colunas em avanço, enquadrando grupo escultórico de São Brás acompanhado de uma criança; cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas com bocete floral, apoiada em mísulas; segue-se 1 porta de moldura rectangular sem serventia *2. Do lado da Epístola abrem-se à direita a 1ª Sacristia, com janela de conversadeiras a O. e fresta entaipada a E., contendo arcaz; cobertura em abóbada de berço tendo pintada ao centro cartela com vestígio de imagem (São Salvador ?); segue-se nicho em arco pleno com restos de policromia (volutas vegetalistas), gradeado, contendo imagem do Senhor dos Passos; a meio da parede grande arco pleno com restos de pintura de volutas no intradorso, provido de teia de madeira, da capela dos Barros a que se acede por meio de 2 degraus, dado o nível mais baixo em que se encontra; paredes revestidas de azulejos de padrão floral; a O. janela alta rectangular com capialço pintado com volutas vegetalistas; na parede S. arcosólio em arco pleno de 2 arquivoltas com decoração vegetalista de troncos e caule folhado e frutado, delimitadas por 3 colunelos, o 1º facetado, com capitéis de gramártica zoomórfica, vegetalista e nastros, onde se encaixa túmulo com tampa trapezoidal epigrafada de Afonso de Barros e de sua mulher Guiomar de Sá, cujas pedras de armas, seguras por 3 anjos-tenentes ajoelhados, figuram na face da arca com moldura vegetalista de caule sustendo folhas e pinhas; na mesma parede, superiormente, 3 painéis com cenas da vida da Virgem, emoldurados de talha dourada com acantos, acompanhando a curvatura da abóbada de cruzaria de ogivas de 2 tramos que cobre a capela, sobre mísulas vegetalistas *3, totalmente pintada com volutas vegetalistas e coroas de folhagem, e com 2 bocetes esculpidos, um circular (flor?) circundado por 2 filacteras e o outro com pedra de armas de Afonso de Barros, ficando 2º tramo semi-oculto pelo retábulo que ocupa toda a parede E., de talha dourada com colunas pseudo-salomónicas e decoração de folhas de acanto, pâmpanos e anjinhos a enquadrar imagem de Nossa Senhora da Assunção; defronte do retábulo um frontal de altar isolado revestido de azulejos hispano-árabes de aresta *4; segue-se porta de moldura rectangular da 2ª Sacristia com lavabo de taça concheada e espaldar esculpido com 2 cabeças sob frontão em cartela; a S. 2 janelas em arco rebaixado e a E. fresta rectangular entaipada; aberto na parede N. um vão profundo em arco quebrado; cobertura em tecto de madeira; a E. antecedido de degrau, arco triunfal pleno sobre meias colunas com capitéis zoomórficos, encimado por volutas e sanefas de talha polícroma e dourada e 3 mísulas com imagens de Nossa Senhora e Santa Ana a ladear Cristo Crucificado; cobertura das naves em tectos de masseira com caixotões. Capela-mor muito profunda e com 3 degraus, lateralmente com 2 janelas em arco rebaixado sem serventia *5 e revestida de painéis de azulejos figurativos representando a Natividade e a Adoração dos Magos, a S., e a Circuncisão e Apresentação de Jesus no Templo, a N.; o retábulo é entalhado em madeira dourada e polícroma com marmoreados, com 4 colunas compósitas a flanquear trono com escultura da Pietá, rematado por frontão com resplendor entre 2 anjos; cobertura em abóbada de berço sobre friso de madeira; absidíolo S. aberto por arco pleno sobre meias colunas com capitéis vegetalistas, revestido por painéis de azulejos figurando Jesus no Horto e a Prisão de Cristo; o retábulo de talha dourada e polícroma contém um relevo representando a Apresentação da Virgem, sendo encimado por resplendor; cobertura em abóbada de berço apoiada lateralmente em friso de madeira; pavimento de tijoleira; absidíolo N. com arco pleno, decorado por querubins e rematado com o brasão do fundador António Velez Castelo Branco, sobre pilastras com grutescos em baixo-relevo; na parede S. um vão com vestígio de arco pleno emtaipado no tardoz *6, junto ao mesmo pequena lápide epigrafada que se refere à fundação da igreja; na parede N. janela alta sem serventia; ao fundo retábulo pétreo de 2 registos com 3 nichos em cada, separados por pilastras; na predela inscrição com elogio do fundador; no 1º registo, ao centro, escultura de São Marcos acompanhado do leão, ladeado pelas imagens do doador e sua mulher em posição orante; no registo superior São Pedro segurando as chaves e São Miguel a lutar contra o diabo, flanqueiam edícula com colunas-balaústres avançadas onde figura a Assunção da Virgem circundada por querubins; remata o conjunto um frontão triangular entre volutas, tendo no tímpano a imagem do "Padre Eterno"; a mesa do altar apoia-se em duas colunas-balaústres; no pavimento de pedra, onde se inscreve estreita faixa de azulejos hispano-árabes de aresta (reaproveitamento), existem 3 sepulturas, a da esquerda com inscrição, e no degrau diante do altar outra, transversal, tendo epigrafada a consagração fúnebre de Gaspar Dias Velez feita pelo seu filho, António Velez; cobertura em abóbada de berço de caixotões |
Acessos
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Largo de São Salvador, Couraça dos Apóstolos, Rua do Loureiro, Rua de S. Salvador, Rua do Cabido |
Protecção
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Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136 de 23 junho 1910 |
Enquadramento
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Urbano. Na Alta de Coimbra, em meia encosta voltada a O.. Adossada a N., E. e S. a edifícios particulares de 2 e 3 pisos. Defronte da fachada principal escadaria de 2 lanços em ângulo recto, a vencer o desnível do terreno. Nas proximidades a cerca de Almedina (v. 0603020012) e a Sé Nova (v. 0603250001); adjacente pelo lado S. ao velho conjunto forense de Aeminium e paralela à primitiva igreja de São João de Almedina - Museu Machado Castro (v. 0603250013), que tem a N. o Portal do Colégio de São Tomás (v. 0603250018). A N. localiza-se a torre campanário, desligada da igreja e completamente embebida num edifício onde funciona uma tipografia; de planta quadrangular, vazada no topo, em redor, por 4 sineiras em arco pleno e coberta por telhado piramidal de 4 águas; o acesso faz-se por dentro da tipografia, que utiliza o espaço da mesma. |
Descrição Complementar
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O túmulo de Afonso de Barros e de Guiomar de Sá inscreve-se num arcosólio de duas arquivoltas, a exterior decorada com tronco podado arrancado e a interior com caule ondulante sustendo folhas e bagas, sendo os capitéis zoomórficos, vegetalistas e com nastros; a envolver as pedras de armas uma orla composta por caule estriado ondulante com folhas recortadas e pequenas pinhas. INSCRIÇÕES: Fachada principal - STEPHANVS MARTINI ET SVA SPONTE FECIT HAEC PORTAL EM LETA FRONTE ERA MCCXVII. Capela de São Marcos: predela do retábulo - ANTONII . VELESII . E ET . PITAPHIVM . SIC . STHRPS . ANTONII . SPLENDET . SIC . VITA . REFVLSIT . CLARA . MAGIS . DVBITES . HEC . SIT . AN . ILA . MAGIS . HOC . TAMEN . AFIRMA . SANCTE . SI . VIVERE . PRODEST . POSIDET . ANGELICOS . M~ES . ANIMVS . VE . CHOROS. ; degrau do altar - P C GASPARI DIESIO VILESIO / CHRISTIANO VERACI PIO PA / TRI INDVLGENTI SSIMO ANT/ ONIVS VILESIVS F PATRI BENE / MERENT . P . DE VITA IIII KL / APRI . M . X X X X . AETAT / IIS VEROL X X X; campa de Gaspar Dias Velez e de sua mulher Ana Mendes - . P . M. / GASPAR . DIESIVS . VILESIVS VIR / CLARVS . ETCVPRIMIS . HONE / SIVS . OVI . OVONDAM / A REGIBVS . PORTVGALIE / IOANE . SECVNDO . EF EMANVELE / PRIMO . AD CHRSTIANISIMV / REGEM . GALORVM . AD . HIS / PANIARVII EM RE / GEM FERNA / DVUN E AD . AMOLISIMVN VE / NETIARV . SENATV . MAGNIS / DE REBVS . LAGATVS . MISVS / ESTVISIT . OVEMRELIGIONIS / ERGO. SACRO . SANCTVM . CHR / IST .... MAX SI .....ERVM / DIVOR. VM . AIOSA .........M . PF / TRI . EI PAVII ROME ...... CVLO / H . S . E SIMVL CV ..... / SVA HONESTIISIMA . E .... / TISIMA . MATRON ..... / MENDESIA . FREIR ... OVORV / ANIME . IN PACE ...VIESCVNT / VIXIT . ANNIS . 8 .O . ILA . 7. 5 e ANTON ...VELESIVS . CASTEL / BRACO . i ... RENTIBVS . PIEN / TISIMVS . GASPARI . DIESIO . EF / ANA MENDESIA . B . M . P . /. Capela dos Barros: 1. Inscrição funerária de Afonso de Barros gravada na tampa do túmulo. Calcário.Tipo de letra: gótica minúscula de forma com algumas capitais quadradas. Leitura modernizada: Esta capela e esta sepultura mandou fazer guiomar de sá para deitar o muito honrado afonso de barros cavaleiro da casa del rei seu marido o qual aqui jaz e ela manda a seu testamenteiro quando ela falecer que a lançem com ele o qual faleceo aos xviii dias de fevereiro de mil bc xb anos. 2. Inscrição funerária de Guiomar de Sá gravada na tampa do túmulo. Calcário. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: A QUAL GUIOMAR DE SÁ JAS AQUI FALECEU A IX DE OUTUBRO DE I5 XXXII.
Existência de órgão. |
Utilização Inicial
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Religiosa: igreja |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 12 / 16 / 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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João de Ruão (retábulo da capela de São Marcos); Manuel Ramos (telas da capela dos Barros). |
Cronologia
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1064 - O Inventário de bens do mosteiro da Vacariça já refere a igreja, localizada intramuros da cidade de Coimbra, provando que a sua construção é anterior a essa data; a igreja pertencia ao mosteiro da Vacariça, onde viviam monges; 1179 - Estevão Martins, homem rico coimbrão, manda remodelar a igreja segundo inscrição no portal, demorando as obras pouco mais de um ano; é colegiada e priorado; 1515 - Instituição e construção da capela dos Barros por D. Guiomar de Sá (tia do poeta Sá de Miranda), para sua sepultura e de seu marido; 1540 - Instituição da capela dedicada a São Marcos (absidíolo N.) com colocação de um retábulo pétreo; no altar lateral esquerdo são colocados restos mortais do cavaleiro D. Vermudo Vermudes; séc.17 - Reforma da fachada da colegiada que dá para a rua da Matemática; a capela dos Barros é revestida a azulejos e talha dourada a emoldurar pinturas; construção da Sacristia; séc.18 - remodelação que modifica profundamente a igreja; destruição da ábside românica e abertura de um grande arco de acesso à capela dos Barros; 1743 - A igreja é revestida com painéis de azulejos azuis e brancos de temática bíblica e do Salvador do Mundo; 1854, Agosto - Extinta a paróquia; 1914, 14 Julho - Pelo decreto nº 643 a igreja é cedida à Irmandade dos Clérigos Pobres trazendo para São Salvador algum mobiliário, paramentos e objectos de culto; séc.20, década de 40 - a Sé Nova passa a concentrar os fiéis da Catedral e Igreja de São Salvador; extinta a igreja passa a funcionar como arrumação da Sé e casa mortuária; 1950 - Devido a infiltração de água por prédio encostado à àbside retiraram-se todos os azulejos do altar-mor; 1960 - É realizado um estudo para restauro e reintegração da Igreja de São Salvador; proposta da DGEMN para expropriação e demolição de alguns prédios que se encontram adossados à igreja; séc. 20 - alteração da fachada; 1995 - Elaboração de um relatório sobre o estado de conservação do revestimento azulejar; 1998 - Estudo sobre as policromias do coro alto pelo Departamento de Conservación y Restauración da Universidad Politécnica de Valencia; 1999 - Relatório do exame e tratamento das pinturas murais da Igreja de São Salvador: Capela dos Barros. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista. |
Materiais
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Alvenaria de pedra, calcário (colunas, pórtico principal), pedra Ançã (retábulo de São Marcos), madeira (tectos da nave, sacristia, coro, caixilhos, portas), lajedo (pavimento), talha (retábulos), cantaria (túmulo). |
Bibliografia
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ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, O Românico, in História da Arte em Portugal, vol.3, Lisboa, 1993; BORGES, Nelson Correia, João de Ruão Escultor da Renascença Coimbrã, Coimbra, 1980; Idem, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Cidade de Coimbra, Lisboa 1947; DIAS, Pedro, Coimbra Arte e História, Porto, 1983; GONÇALVES, António Nogueira, Novas Hipóteses acerca da Arquitectura Românica de Coimbra, Coimbra, 1938; MAMEDE, Eduardo Proença. Igreja do Salvador (Subsídios para o seu Estudo), Separata da Revista Munda nº 20 e 21. Coimbra, s.d.; PEREIRA, Paulo, História da Arte Portuguesa, vol.I, Lisboa, 1995; VASCONCELOS, António, Dois Enigmas Epigráficos, separata da revista Biblos, vol.XII, Coimbra, 1937; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70316 [consultado em 12 agosto 2016]. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DREMC |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DREMC |
Intervenção Realizada
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DGEMN: 1934 - Reparação da cobertura, consolidação do paramento da fachada principal e do pórtico; 1945 - Levantamento e armazenamento dos azulejos da nave; 1976 / 1977 - Reconstrução das coberturas do corpo da igreja, pavimento e tecto da nave; sondagens em pavimentos; picagem de paredes exteriores, reboco, caiação; limpeza de silhares, refechamento de juntas; 1978 / 1979 - Reparação e conservação de coberturas da capela-mor, da colateral e capela a N.; reconstrução dos tectos das naves, reparação de rebocos em paredes interiores; 1981 / 1982 - Conservação e arranjo geral exterior para vedação e segurança do monumento; reconstrução da cobertura do anexo abobadado em pré-esforçado e seu rebaixamento para libertar janela da capela lateral esquerda; remates de beirados e colocação de caleiras; caiação de paramentos exteriores; reconstrução de portas e janelas, colocação de redes protectoras; arranjo da escada exterior; prospecções arqueológicas e beneficiações nos pavimentos; recolocação de azulejos; 1987 - Conservação e restauro da capela dos Barros com reconstrução do pavimento, consolidação do altar, reparação da teia de madeira exótica; construção de apoio sanitário; 1993 - Reparação de cobertura na zona da Sacristia, reboco parcial na fachada principal; 1995 / 1997 - Restauro e consolidação do revestimento azulejar da igreja; obras de beneficiação exteriores; 1997 / 1998 - Beneficiação em coberturas; conservação e consolidação estrutural do coro tendo sido descobertas as pinturas que revestiam parte da sua armação; execução de instalações sanitárias; beneficiação da Sacristia; execução de rebocos interiores; pinturas dos elementos de madeira em tectos; conservação e restauro da Capela dos Barros: talha do altar, pinturas do tecto, telas e respectivas molduras, consolidação dos arcos torais e fechos em cantaria dos dois tramos da abóbada; execução de portas e caixilhos; conclusão da conservação e restauro do revestimento azulejar; revisão da instalação eléctrica; 1999 - Tratamento, conservação e restauro da talha dourada da capela lateral do lado da Epístola; conservação da estrutura primitiva do coro; limpeza, conservação e restauro do pórtico e cimalha da fachada principal e do retábulo de S. Marcos; 2000 - Execução de bancos para a igreja, segundo modelo existente; conservação e restauro de caixilho em vidro do retábulo da capela dos Barros; limpeza e conservação de cantaria da mesma capela e do lavabo da Sacristia; 2001 - Fixação de azulejos hispano-mouriscos do frontal de altar na capela dos Barros; reconstrução e alteração da escadaria de acesso ao portal principal; 2002 - Remoção de bolores e fungos com trincha e aspirador das telas da capela dos Barros. |
Observações
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*1 - A dedicação primitiva desta capela era de Nossa Senhora do Rosário, segundo letreiro pintado no retábulo; *2 - Entaipada pelo exterior, actualmente uma divisão da tipografia; *3 - O acesso à capela por meio do grande arco aberto no séc. 18 cortou parte do arranque das nervuras e fez desaparecer a respectiva mísula; *4 - Trata-se de um murete de cimento que substituiu o altar de talha; *5 - A da esq. dá para a tipografia e a da dir. para casa particular; *6 - As 3 capelas da cabeceira eram comunicantes. |
Autor e Data
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Cecília Matias e Lina Oliveira 2003 |
Actualização
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