Igreja de São Vicente em Castelo Mendo / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Mendo

IPA.00001586
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela
 
Arquitectura religiosa, românica, quinhentista e seiscentista. Igreja paroquial de raiz românica com intervenção quinhentista e seiscentista revelando influência maneirista pontual, sendo transformada em igreja da misericórdia. Planta longitudinal composta com uma única nave e capela-mor rectangular. Conserva frestas de capialço profundo e fragmento de cachorrada com decoração geométrica e zoomórfica. Portal de lintel recto, ladeado por pilastras molduradas e rematado por entablamento. Portas laterais com moldura saliente simples. Capela lateral com arco pleno ladeado por pilastras caneladas e rematado por entablamento dórico e frontão interrompido. Pia baptismal em forma de cálice com gomos. Retábulos pintados e em talha dourada do estilo nacional.
Número IPA Antigo: PT020902080017
 
Registo visualizado 905 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pela nave e pela capela-mor, integrando o adossamento da sacristia, que inclui dois corpos de planta rectangular. Conjunto de volumes escalonados, coberto com telhado de duas águas. A fachada principal, voltada a O., apresenta um portal de lintel recto, ladeado por pilastras molduradas e rematado por entablamento, sobre o qual se abre uma janela encimada por pedra de armas com os corvos de São Vicente. A fachada da sacristia, com a mesma orientação, exibe uma porta de lintel recto encimada por friso e por nicho rectangular moldurado. Ao lado observam-se duas frestas maineladas. O alçado lateral N. integra um lanço de degraus encaixado no muro, permitindo o acesso ao campanário. Os corpos da sacristia possuem uma fresta e uma janela simples, ao lado da qual existe uma mísula zoomórfica. No alçado lateral S., observa-se um cruzeiro adossado, uma porta de lintel recto e uma janela no corpo da nave, enquanto a capela-mor é iluminada por uma janela e um fresta de capialço profundo. O alçado posterior, com empena angular, é cego, exceptuando a fresta aberta na sacristia. No segundo corpo desta dependência vê-se, ainda, uma outra fresta entaipada. INTERIOR de nave única, integrando, no lado N., enquadrada por um arco pleno, a pia baptismal em forma de cálice com gomos. No mesmo lado observa-se ainda a base quadrada do púlpito e fragmentos de aduelas molduradas embutidos na caixa murária. No lado oposto destaca-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição. É estruturada por arco pleno moldurado, ladeado por pilastras grupadas e caneladas, em cuja base se encontra a inscrição "Esta Capella Mandov / Fazer Manuel Sarinho de / Brito Tem Obrigação / de 50 Missas Perpetv / as Cada Hum Ano / Foi Testamenteiro o Licenciado Cle / mente da Fonseca Pinto / Chantre da Sé da Goar / da Comissario do San / to Oficio Era de 1684". Mostra almofadados nas cantoneiras e um entablamento dórico. O coroamento é constituído por frontão interrompido, tendo ao centro um nicho recto ladeado por volutas. O arco triunfal é de volta inteira, encontrando-se de cada lado os altares de Santo Agostinho e do Calvário, enquadrados por arco pleno e possuindo retábulos em talha dourada e policromada. A maior parte das molduras em cantaria conserva vestígios de marmoreados pintados. O pavimento é organizado por uma grelha lajeada onde assenta o soalho. A cobertura apresenta um tecto tripartido, mas deixando à vista a telha, destacando-se três traves transversais decoradas com acantos entrelaçados. A capela-mor alberga o altar de São Vicente com um retábulo em talha dourada. A cobertura é composta por um tecto idêntico ao da nave, enquanto o pavimento é aqui integralmente lajeado. Na sacristia destaca-se o lavabo e, na parede que a separa da nave, uma cachorrada decorada com motivos geométricos e zoomórficos.

Acessos

Largo de São Vicente

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Aldeia de Castelo Mendo (v. PT020902080007)

Enquadramento

Urbano, localizada no segundo núcleo intramuros, ergue-se ao centro de um espaço formado junto à Porta da Vila, a partir do qual se inicia a Rua Direita (v. PT020902080007). O facto do solo ser declivoso obrigou à organização de uma plataforma junto à fachada principal, fazendo-se o acesso lateral através de uma escada. O largo, delimitado a E. pela muralha (v. PT020902080005), é ainda marcado pela presença de um chafariz e de algumas casas manuelinas (v. PT020902080032 e PT020902080046), destacando-se também uma casa com portal classicista (v. PT020902080031).

Descrição Complementar

O acesso ao campanário é rematado por um parapeito apoiado em mísulas com a forma de quarto de círculo. O campanário, colocado paralelamente à nave, tem dupla abertura sineira e coroamento volutado ladeado por pináculos piramidais. Capela de Nossa Senhora da Conceição integra um retábulo pintado, mostrando anjos esvoaçante. Lateralmente, observam-se as imagens de Santa Bárbara e de Santa Luzia. No intradorso do pé-direito do arco abrem-se dois nichos, albergando as imagens de Santo António e de São Paulo. Altar de Santo Agostinho ou de Nossa Senhora do Socorro inclui retábulo em tábua pintada, com motivos vegetalistas estilizados, enquadrando a imagem do orago. A contornar o retábulo, observam-se duas colunas torsas cuja decoração se prolonga na arquivolta. A mesa do altar é bojuda *1. Altar do Calvário fechado por duas portadas, contém imagem de Cristo Crucificado, tendo por fundo uma tábua pintada representando as figuras da Virgem e de São João. O enquadramento em talha dourada é constituído por dois pares de colunas e respectivo prolongamento nas arquivoltas. A mesa de altar é recta. O retábulo dedicado a São Vicente integra, ao centro, uma estrutura em trono onde se apoia a imagem do Santo, sendo a mesa de altar bojuda. Lateralmente, observam-se três pares de colunas torsas. O remate é composto por quatro arquivoltas, em concordância com a decoração do registo central. Lavabo da sacristia tem uma roseta inscrita em moldura quadrada, onde se encontra a bica. Sobre esta, observa-se uma espécie de nicho em meia-concha, rematado por cornija e por cruz ladeada por volutas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural) / 16 (conjectural) / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - hipotética instituição da paróquia, considerando o foral de dado por D. Dinis e a sua provável coincidência com a formação do segundo núcleo muralhado; 1320 / 1321 - taxação em 120 libras; 1519, cerca de - o campanário surge representado nos desenhos de Duarte de Armas; séc. 17 - possível reforma do templo, tendo em conta a cronologia habitual destes tectos pintados; 1684 - edificação, documentada por epígrafe, da Capela de Nossa Senhora da Conceição mandada executar para túmulo de Manuel Sarinho de Brito, sendo testamenteiro Clemente da Fonseca Pinto, Chantre da Sé da Guarda e Comissário do Santo Ofício.; séc. 17 - atendendo às características dos portais, deverá ter ocorrido neste período uma remodelação das fachadas; séc. 17 / 18, 1ª metade - provável colocação dos retábulos em talha; 1758 - a paróquia constituía uma vigararia da apresentação do Convento de São Vicente de Fora de Lisboa; 1834 - extinção da paróquia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria sem revestimento e alvenaria rebocada; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corographia Portugueza, Lisboa, 1708; Dicionário Geographico de Portugal, ( Memórias Paroquiais ), 1758; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1973; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1924; SILVA, José Antunes e FERNANDES, José Manuel, Castelo Mendo, Estudo de Recuperação Urbana e Arquitectónica, Lisboa, 1979; ARMAS, Duarte de, Livro das Fortalezas, Lisboa, 1990, ( Fac-símile ); NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; CARVALHO, Amorim de, Castelo Mendo, um Conjunto Histórico a Preservar, Braga, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Diocese da Guarda: 1972 - obras de beneficiação; pintura das juntas da cantaria; IPPAR: 1997 - segundo o programa de reabilitação das Aldeia Históricas de Portugal, procedeu-se ao restauro dos retábulos e imagens sacras; DGEMN: 1997 / 1998 - segundo o programa de reabilitação das Aldeia Históricas de Portugal, obras de conservação e valorização com a reconstrução das coberturas e reparação dos tectos, reparação de rebocos e caiações no interior e exterior, reparação de pavimentos, execução de portas, caixilharias e instalação eléctrica; 1999 - conservação dos vestígios da pintura mural; IPPAR: 1999 / 2000 - conservação da talha dos altares e dos tectos.

Observações

*1 - encontra-se parcialmente desmontado, devido às obras em curso. *2 - no âmbito do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal, está prevista a adaptação da igreja a espaço museológico.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

Lúcia Pessoa 2000
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login