Casa Manuelina na Rua Direita

IPA.00001581
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela
 
Arquitectura residencial, vernácula. Casa popular com influência manuelina, composta por dois pisos e apresentando planta quadrangular e telhado de duas águas. Composição irregular com vãos de lintel recto biselados ou com moldura simples e janela em arco conopial. Espaço interno com diferenciação funcional entre os pisos, organizando loja no piso térreo e a habitação no andar superior, com acesso através de escada de tiro perpendicular à fachada.
Número IPA Antigo: PT020902080046
 
Registo visualizado 396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de dois pisos, com planta de tendência quadrada, mas irregular. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a E., apresenta ao nível do primeiro piso duas portas de lintel recto, uma larga e outra mais estreita, ambas mostrando os elementos estruturais biselados com um rasgo central pontiagudo aberto ao centro do lintel, (assemelhando-se ao remate de um arco conopial). No andar superior rasga-se uma janela em arco conopial percorrido por um ténue friso. Sob o peitoril observa-se um ornato, quase em forma de coroa, com folhas de carvalho estilizadas e encimadas por quadrifólios. Ao lado encontram-se duas mísulas contracurvadas destinadas a suportar vasos. O alçado lateral S. inclui apenas uma porta no primeiro piso e duas janelas de lintel recto e moldura simples no segundo piso. O espaço interno, mantendo a diferenciação funcional entre os pisos, ressente-se do parcelamento da casa inicial. O piso térreo apresenta uma loja fraccionada longitudinalmente. Acede-se ao piso superior através de uma escada de tiro em cantaria, perpendicular à fachada e lançada entre duas paredes mestras, o que estará relacionado com o facto de conjugar o acesso à fracção contígua. O andar apresenta somente dois compartimentos.

Acessos

Rua Direita

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Aldeia de Castelo Mendo (v. PT020902080007)

Enquadramento

Urbano. Situa-se no segundo núcleo intramuros, ocupando o gaveto do quarteirão definido pela Rua Direita e pela Travessa do Sancho. Ao lado observa-se a denominada Casa do Fidalgo ou Casa Grande (v. PT020902080029) e, quase em frente, uma outra Casa Manuelina (v. PT020902080032). Encontra-se numa zona ainda muito próxima do Largo de São Vicente, dominado pela Igreja (v. PT020902080017) e onde se erguem construções da mesma época. Está parcialmente adossada a outras construções que já fizeram parte da mesma propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção da casa, atendendo à presença da janela manuelina e dos vãos biselados.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento e rebocada; madeira; ferro; telha de canudo e telha preta em fibrocimento.

Bibliografia

SILVA, José Antunes e FERNANDES, José Manuel, Castelo Mendo, Estudo de Recuperação Urbana e Arquitectónica, Lisboa, 1979; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; CARVALHO, Amorim de, Castelo Mendo, um Conjunto Histórico a Preservar, Braga, 1995.

Documentação Gráfica

CMAlmeida

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMAlmeida (Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal): 1997 - obras de recuperação de uma parte da fachada; substituição das caixilharias de uma porta e de uma janela em ferro por outras em madeira; limpeza da alvenaria de granito; arranjo do reboco e pintura do alçado lateral; reparação parcial da cobertura com aplicação de telha de canudo.

Observações

*1 - a parte da casa que sofreu uma intervenção recente encontra-se em bom estado de conservação. A outra parte da casa, não estando muito degradada, acusa o impacto de materiais dissonantes já envelhecidos. *2 - observação referente apenas à parte da casa que não foi recuperada.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login