Casa da Menda

IPA.00001577
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela
 
Arquitectura agrícola, vernácula. Palheiro popular com dois pisos, planta rectangular concentrada e cobertura com telhado de duas águas. Vãos de lintel recto sem moldura. Espaço interno amplo com acesso autónomo aos dois pavimentos.
Número IPA Antigo: PT020902080049
 
Registo visualizado 391 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Construção de dois pisos, com planta rectangular concentrada e cobertura em telhado de duas águas. A fachada SO. corresponde ao nível do segundo piso, confrontando com a muralha. Apresenta somente uma porta de lintel recto sem moldura, acessível a partir de dois degraus colocados paralelamente à parede. A fachada NO., de empena angular, mostra no primeiro piso uma porta semelhante, encimada por uma pequena janela. É neste alçado que se observa o elemento que particulariza o edifício: uma carranca antropomórfica, com os traços levemente incisos num bloco de granito rectangular e assente sobre uma trave de madeira encaixada no muro. O espaço interno é amplo em ambos os pisos, que possuem acesso independente. O pavimento é térreo, conservando-se em parte a estrutura superior em madeira.

Acessos

Rua da Mota / Porta do Castelo

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Aldeia de Castelo Mendo (v. PT020902080007)

Enquadramento

Urbano. Enquadrando-se no segundo núcleo intramuros, situa-se já numa zona de transição, erguendo-se em frente da muralha e da Porta do Castelo (v. PT020902080005), muito perto da antiga Casa da Câmara e Cadeia (v. PT020902080022) e da cabeceira da Igreja de São Pedro (v. PT020902080016). Ocupa uma posição similar à Casa Manuelina situada na Rua do Castelo (v. PT020902080047). Implanta-se num solo desnivelado, ocupando um pequeno gaveto formado pelo acesso à porta do primeiro recinto fortificado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 19 - em rigor, não é possível apontar qualquer época de referência, dadas as características construtivas do palheiro. Porém, uma vez que inclui na parede uma carranca, elemento também presente na antiga Casa da Câmara e Cadeia, à qual se atribuiu o séc. 17 como período de edificação, propõe-se como hipótese de trabalho recuar a cronologia do palheiro para esta centúria. Apesar disso, é de ressalvar que as duas carrancas apresentam formas escultóricas muito diferentes e que, em si mesmas, não podem datar a construção. Alguns autores sugeriram a probabilidade das carrancas corresponderem às cabeças dos berrões (esculturas zoomórficas) pré-romanos situados junto à Porta da Vila (NEVES, 1993). Contudo, essa circunstância apenas poderá ser verosímil em relação ao chamado Mendo. Por outro lado, trata-se de uma hipótese que nada indica acerca da época em que as carrancas foram incluídas nas paredes.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

SILVA, José Antunes e FERNANDES, José Manuel, Castelo Mendo, Estudo de Recuperação Urbana e Arquitectónica, Lisboa, 1979; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; CARVALHO, Amorim de, Castelo Mendo, um Conjunto Histórico a Preservar, Braga, 1995.

Documentação Gráfica

CMAlmeida

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - poderá, por hipótese, ter sido utilizado como casa. *2 - no âmbito do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login