Chafariz d'El Rei

IPA.00001567
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela
 
Arquitectura infraestrutural, de hipotética raiz medieval. Chafariz com espaldar liso rematado por cornija, integrando ao centro as armas reais. Coroamento revivalista constituído por frontão interrompido com enrolamentos. Tanque rectangular. Inspirou a forma do Chafariz do Largo da Igreja (v. PT020902080023).
Número IPA Antigo: PT020902080025
 
Registo visualizado 344 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz de espaldar liso, de forma tendencialmente quadrada, sem embasamento e rematado por cornija. Ao centro integra escudo coroado *1. O coroamento é composto por uma espécie de frontão interrompido, cujos lados são formados por pequenas volutas ou enrolamentos. Este remate enquadra uma data epigrafada, sobre a qual se colocou um pináculo bojudo. Inclui uma só bica descentrada, resumida a um orifício no espaldar onde foi adaptado um tubo de ferro. Apresenta um tanque rectangular colocado perpendicularmente. O espaldar é ladeado por pequeno muro. A partir do alçado posterior desenvolve-se o aqueduto ou canal que conduz a água da nascente, observando-se durante parte do trajecto a sua cobertura constituída por blocos graníticos alinhados.

Acessos

Devesa, Campo da Feira

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Aldeia de Castelo Mendo (v. PT020902080007)

Enquadramento

Peri-urbano. Ergue-se isolado, a meia encosta, quase ao centro da Devesa e muito perto do Alpendre de Feira (v. PT020902080024), fazendo ainda parte do antigo recinto da feira, organizado numa zona de pastos, numa cota inferior ao cabeço onde se estruturou a vila muralhada (v. PT020902080007). Em seu redor conserva-se um conjunto de amoreiras seculares. Nas proximidades pode-se observar também um cruzeiro (v. PT020902080042).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 (conjectural) / 16 / 17 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - hipotética construção do chafariz no reinado de D. Dinis, que constituiria um equipamento de apoio à feira medieval (NEVES, 1993); séc. 16 - intervenção no imóvel; séc. 17 - eventual remodelação durante o período filipino; 1819 - data epigrafada no coroamento, denunciando tratar-se de um acrescento à estrutura preexistente.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria sem revestimento.

Bibliografia

SILVA, José Antunes e FERNANDES, José Manuel, Castelo Mendo, Estudo de Recuperação Urbana e Arquitectónica, Lisboa, 1979; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; CARVALHO, Amorim de, Castelo Mendo, um Conjunto Histórico a Preservar, Braga, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - é tradição local que as armas reais foram picadas.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login