Capela de Nossa Senhora da Ajuda

IPA.00001532
Portugal, Leiria, Óbidos, Gaeiras
 
Arquitectura religiosa oitocentista. Capela de nave única com cobertura em caixotões e capela-mor em abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT031012080019
 
Registo visualizado 180 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor. Torre de planta quadrada e sacristia adossadas a S.. Massas dispostas na horizontalidade com cobertura diferenciada em telhado de 2 águas (nave e capela-mor), de aba corrida sobre a sacristia. Exterior: fachada poente em empena triangular rematada por cruz latina, aberta por óculo oval; pórtico com bandeira em gradeamento radiado de verga curva saliente. Embasamento proeminente. Torre sineira de 2 andares, rasgada em 2 faces do 1º piso por frestas verticais, nas 4 faces do 2º piso por sineiras em arco alteado; remate em coruchéu piramidal oitavado ladeado por pináculos piramidais e sobrepujado por catavento com galo; relógio sobre sineira poente. Fachada S. constituída pelo avançamento do corpo da sacristia aberto por porta recta e reentrância da capela-mor com janela. Fachada E. de pano único, em empena triangular, cega. Fachada N. composta pelos corpos diferenciados da capela-mor, com janela, e da nave (de maior altura) cega. Interior: nave única coberta por tecto de caixotões em abóbada de berço, traves assentes em cachorros dispostos longitudinalmente ao longo da nave; coro-alto de parapeito em ferro forjado; púlpito de secção circular com balaustrada. Arco triunfal de volta perfeita abre para a capela-mor com cobertura em abóbada de berço, fenestrada por 2 janelas laterais. Recheio: imagem de Nossa Senhora da Ajuda, policromada e dourada, do Séc. 18.

Acessos

Lg. das Gaeiras

Protecção

Enquadramento

Urbano. Flanqueado, implatação harmónica. Localiza-se num pequeno largo, tendo a um lado uma estrada de terra batida e no lado oposto casario adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - no registo do Rol dos Confessados há referência a um templo com o mesmo nome (Nossa Senhora da Ajuda) supostamente na aldeia das Gaeiras; Séc. 18, meados - a capela é mandada construir pelo beneficiado António da Silva e Faria, estando incluída na Quinta de Nossa Senhora da Ajudo conjuntamente com a Casa Pia e casas das Irmãs da Caridade; Séc. 18 - reformulação do templo; torre sineira (anteriormente tinha apenas um sino); 1950, década - novo restauro, alargamento do espaço para o coro; 1980 - instalação do relógio na torre.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria; reboco a cal; pavimento lajeado; cobertura em madeira e reboco (interior) em telha (exterior)

Bibliografia

A Capela de Nossa Senhora da Ajuda, recolha de D. Clarisse Barros e Testamento do Beneficiado António da Silva e Faria, in Descobrir Óbidos: Gaeiras, Associação da Defesa do Património do Concelho de Óbidos / Museu Municipal de Óbidos, 03/02/96

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Junto ao altar-mor encontra-se o túmulo do Beneficiado António da Silva e Faria. No interior do templo destacou-se uma pintura assinada por João da Costa (Séc. 17) e que inicialmente integrou o retábulo do altar-mor do Convento de São Miguel.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login