Casa dos Falcões

IPA.00001504
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, vernácula. Casa com dois pisos, planta de tendência quadrangular e cobertura com telhado de uma água. Piso térreo reservado à loja e andares superiores destinados à habitação. Acesso à habitação através de escada exterior, paralela à parede, com um só lanço de degraus e formando balcão. Empena orientada para a fachada principal. Vãos de lintel recto sem moldura. Inexistência de compartimentação interna com paredes estruturais. Cozinha definida pela estrutura do lar ( lareira e pavimento lajeado ).
Número IPA Antigo: PT020911330042
 
Registo visualizado 373 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de dois pisos e planta de tendência quadrangular, coberta com telhado de uma água. A fachada principal, virada a S., destaca-se pela presença da escadaria exterior, com um lanço de degraus, parapeito em cantaria e patamar moldurado. A escada define o acesso ao andar superior, onde a porta surge ladeada por duas janelas. Outra característica que individualiza este alçado é o remate com meia-empena, onde se abre uma pequena janela. No alçado lateral E. observa-se um vão no piso térreo, centrado no pano murário, e encimado por duas janelas equidistantes, ladeadas por mísulas de apoio a vasos. Todos os vãos apresentam o lintel recto sem moldura saliente. Os restantes alçados encontram-se adossados. O espaço interno não mostra uma compartimentação estrutural, devido à exiguidade da área construída. No piso térreo a loja é ampla, enquanto o segundo piso é dominado pela área da cozinha, com a delimitação da zona do lar (lareira embutida na parede e pavimento parcialmente lajeado). O quarto é resultado de uma divisória em madeira, o mesmo acontecendo no espaço correspondente ao sotão, ao qual se acede através de uma escada de tiro, também em madeira. Os pavimentos e coberturas interiores conservam a estrutura em madeira, à excepção da loja, que é lajeada.

Acessos

Largo do Corro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. Juntamente com a casa contígua, e também dotada de balcão, concorre para a configuração do Lg. do Corro, espaço referenciado à Porta da Vila (v. PT020911330002). Quase em frente localiza-se a Fonte de Mergulho (v. PT020911330035), a Casa do Escrivão e a denominada Casa Um (v. PT020911330041). Implantada em terreno plano, ocupa o gaveto com a R. da Fontinha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 / 18 - a provável construção da casa nesta época apenas se coloca como hipótese de trabalho, uma vez que não integra nenhum elemento que permita uma atribuição cronológica mais aproximada. A moldura do patamar e a fenestração na zona do sotão podem indiciar uma fase de ampliação e de obras de beneficiação da casa no séc. 18, considerando também a data de construção da casa contígua (1747).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo; cimento.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 2ª metade - obras de beneficiação e remodelação, construção de instalações sanitárias, cozinha e acesso interno à loja.

Observações

*1 - ao abrigo do Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal estão previstas obras de renovação e beneficiação, apoiadas pela Câmara Municipal do Sabugal: limpeza geral e substituição pontual da telha, renovação da estrutura do telhado, substituição da chaminé, limpeza das fachadas.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login